Curta a nossa página
Bom dia!  Salvador, 15 de setembro de 2019
 
03/08/2019 às 01h29 Redação Você está aqui: Home / Outros esportes Imprimir postagem

Coletiva marca abertura oficial do Camaçari Open de Capoeira

Nesta sexta-feira (2/8) aconteceu, no Teatro Alberto Martins, a abertura e coletiva de imprensa da 11ª edição do Camaçari Open de Capoeira, que tem como tema “Mestre Canjiquinha, a alegria da capoeira”. Essa foi uma possibilidade de apresentar e mostrar o trabalho de mestres de capoeira, de diversos estados, que estão participando do evento.

 

A organização é do Mestre Grandão, que fez a apresentação do evento e dos convidados. “Esta é uma forma de valorizar essas pessoas que vem de tão longe para nosso evento. Estamos na 11ª edição e muitos nomes importantíssimos da capoeira estiveram em Camaçari. A capoeira é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, está em mais de 160 países e é a maior divulgadora da língua portuguesa no mundo”.

 

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu, destacou a importância e riqueza da capoeira e falou diretamente aos mestres presentes. “Queria dizer que vocês nos representam. É muito difícil fazer um quantitativo do que vocês fazem para que muito jovens não sejam ceifados”.

 

O trabalho social da capoeira e dos mestres foi reforçado pelo mestre Tonho Matéria. “A cidade de Camaçari ganha muito com esse evento, já ganha com a capoeira, porque é um dos maiores instrumentos de sociabilidade. Se não tivéssemos a capoeira nas comunidades, o que seria do Brasil?”. Fato que também foi destaque na fala do contramestre Secão, que realiza um trabalho na Polônia. “A capoeira me salvou!”, afirmou ao lembrar que era da comunidade e que os amigos de infância já foram mortos pelo crime.

 

O subsecretário da Cultura, Luciel Neto, pontuou os investimentos que a gestão municipal está fazendo na arte. “Saímos de um edital premiando os quinze mestres de capoeira, onde cada um recebeu uma quantia de R$ 10 mil. Estamos começando agora, ainda este mês, a distribuição de kits de capoeira, que é composto por atabaque, pandeiro, berimbau, calça e camisa, para grupos locais”.

 

A importância de Washington Bruno da Silva, o Mestre Canjiquinha, foi lembrada durante todo o evento. A escolha foi motivada “por todo seu trabalho inovador, criativo e revolucionário, que influenciou toda a capoeira e marcou o seu nome por toda eternidade”, segundo o texto de abertura do evento. Ele é o tema de todos os eventos do ano da Associação de Capoeira Engenho (ACE), que acontecem em cidades como Rio de Janeiro e Ceará, no Brasil, Viena e Milão, no exterior.

 

Participaram ainda do evento o secretário de Saúde, Elias Natan, o grão mestre Baiano, os mestres Balão, Odilon, Geni, Sabará, Chumbinho e Chaminé, do Rio de Janeiro, Severo, de Fortaleza, e Pezão, do Piauí.

 

O evento começou na noite da última quinta-feira (1º/8), no Centro de Treinamento (CT) Engenho, em Vila de Abrantes. Foi realizada uma palestra com tema Capoeira, emprego e renda – Enfrentamento das questões raciais no mercado de trabalho, com os facilitadores Mestre Tonho Matéria, a assistente social, Andreia Dias Macedo, e a advogada, Cristiane Mattos. Na noite desta sexta-feira ainda será realizado um Baile de Gala, às 19h, também na sede do grupo.

 

As atividades seguem até o domingo (4/8) com festival infantil, dinâmicas, batizados e troca de graduações, além de workshops, roda, formatura, homenagens e show folclórico. O Camaçari Open de Capoeira é realizado pela ACE, e conta com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult), e de diversas empresas. 

 

Programação

 

Dia 3/8 (Sábado)

 

9h – Festival Infantil de Capoeira, dinâmicas, batizado e troca de graduações – Local: CT Engenho

 

14h – Workshops com alguns dos maiores nomes da capoeira mundial – Local: CT Engenho

 

19h – Roda, batizado e troca de graduações – Local: CT Engenho

 

Dia 4/8 (Domingo)

 

9h – Formatura, batizado, troca de graduações, homenagens e show folclórico – Local: Teatro Cidade do Saber

 

14h30 – Almoço e roda de Encerramento – Local: CT Engenho

 


  Tags:

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.