RSS
  Whatsapp

Cancelamento do Festival de Arembepe é tema de coletiva de imprensa

Compartilhar

  Foto: Kelvi Lima

Em virtude do cancelamento do Festival de Arembepe, que ocorreria entre os dias 20 e 23 de março, na manhã desta sexta-feira (13/3), o prefeito Elinaldo Araújo realizou uma coletiva de imprensa para conceder esclarecimentos acerca da decisão. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), com a participação de representantes da administração e segurança pública municipal, garantindo que não haverá prejuízos para o público envolvido de maneira direta ou indireta na organização da festa.

 

Colocando a saúde como fator prioritário, na oportunidade foram apresentadas as principais recomendações concedidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), por conta do aumento do número de casos do coronavírus (COVID-19) no país, fator determinante para a suspensão do evento. Uma das orientações da OMS, é evitar lugares com grandes aglomerações de pessoas para inibir qualquer possibilidade de contaminação.

 

Na perspectiva de preservar a integridade e saúde dos munícipes, o chefe do Executivo, Elinaldo Araújo, afirmou que “esta é a medida que acreditamos ser mais prudente neste momento. Nós estamos em alerta, preparando a equipe e o orçamento para qualquer situação que for necessária para poder dar todo o suporte para a nossa população”, explicou.

 

Segundo o secretário da Saúde, Elias Natan, o cenário tem mudado de uma maneira muito rápida e o índice de casos tem aumentado de maneira gradativa. “A partir do momento da positividade do vírus circulando na Bahia e da possibilidade real de uma transmissão local, não mais apenas os casos suspeitos que vinham do exterior, nós tomamos como medida a suspensão do festival decorrente do grande número de pessoas que participam da festa”, pontuou.

 

Ainda de acordo com o titular da pasta, o município possui à disposição da população 11 respiradores, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos postos de Pronto Atendimento (PA), quantidade suficiente para suprir os possíveis atendimentos. Até o momento, em Camaçari foram identificados quatro casos suspeitos, sendo que três foram descartados, mas um ainda está em observação.

 

Na coletiva também foi informado que os barraqueiros e ambulantes que efetuaram o cadastramento para comercializarem durante do festival serão reembolsados. Ainda não há um prazo definido para o período do ressarcimento.


Participaram da coletiva, representantes das secretarias da Saúde (Sesau); Serviços Públicos (Sesp); Governo (Segov); Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); Educação (Seduc); Desenvolvimento Econômico (Sedec); Defesa Civil; coordenação de Eventos; da Prefeitura Avançada da Costa; 59º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Câmara de Vereadores.

 

Mais de Cidades