RSS
  Whatsapp

Melhorias para Igreja do Divino Espírito Santo é tema de reunião da Secult

Compartilhar

 

Com o intuito de valorizar o patrimônio histórico cultural de Camaçari, uma reunião nesta sexta-feira (24/2) discutiu melhorias para a Igreja do Divino Espírito Santo, localizada no distrito de Vila de Abrantes, edificação tombada pelo município. Participaram do encontro a titular da Secretaria da Cultura (Secult), Márcia Tude, o padre Edson Bahia e o vereador Gilvan Souza.

Entre os assuntos discutidos, esteve a restauração de imagens seculares, datadas de mais de 300 anos, que possuem valor incalculável para a história do país. Também esteve em pauta o projeto para melhorias do entorno da igreja, além do plano de salvaguarda, que está com solicitação de despesa executada e é o passo seguinte ao processo de tombamento. "É a etapa para o cuidado com o bem e deve ser construído de forma conjunta à comunidade. Hoje demos um passo importante e estamos muito felizes", enfatizou a secretária Márcia Tude.

Para o pároco do Divino Espírito Santo, padre Edson Bahia, as iniciativas ajudam na valorização de Vila de Abrantes. "É o lugar onde Camaçari nasceu. Irá fomentar o turismo, além de beneficiar as pessoas que vivem aqui.  A reunião foi importante por ratificar que a Secult e a comunidade católica do distrito estão, juntas, envolvidas para a proteção e cuidado deste patrimônio", afirmou.

O vereador Gilvan Souza comentou que a Secretaria da Cultura "assume papel de protagonismo para retratar, recuperar e restabelecer a relação do nosso folclore e nossa cultura. São pautas muito importantes para Vila de Abrantes e toda Camaçari".

A Paróquia do Divino Espírito Santo foi estabelecida em 1558 por jesuítas que vieram na expedição comandada pelo 1° Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. A igreja é a oitava mais antiga do Brasil.

Também participaram da reunião o coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges, e a arquiteta Lélia Maria dos Reis, que integra o setor, além dos paroquianos Daniel de Paula, Jeferson Santos e José Queiroz.

Foto: Arquivo

 

Agência Camaçari

Mais de Turismo