RSS
  Whatsapp

Secretário de Saúde destaca avanços da Sesau em audiência pública na Câmara Municipal

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

O secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan, retornou à Câmara Municipal na tarde da terça-feira (28/2) para prestar contas sobre o 3º quadrimestre de 2022 da Secretaria de Saúde (Sesau), onde destacou importantes avanços na oferta dos serviços de saúde para população a exemplo do SESAU Fila Zero, do aumento da cobertura da saúde bucal, da evolução nos índices do Previne Brasil, entre outros avanços.

Um dos destaques de 2022 foi o programa SESAU Fila Zero, onde a pasta atuou diretamente na fila de espera agravada durante os anos da pandemia da Covid-19 com pessoas aguardando para realização de exames e consultas especializadas e cirurgias eletivas. Criado em 10 de janeiro de 2022, o programa atendeu em 2022 mais de 100 mil pessoas, realizou aproximadamente 246 mil procedimentos e cerca de 2 mil cirurgias eletivas. “É incontestável a importância que esse programa tem para nossa população. Em 2022 a prefeitura investiu somente no programa cerca de R$ 20 milhões. O prefeito Elinaldo não mediu esforços”, afirmou Elias Natan.

No tangente à saúde bucal, o secretário destacou o avanço na cobertura do serviço saltando de 32% em 2021 e atingindo 56,80% em 2022. “Em 2017 essa cobertura era de apenas 28%. Nós já dobramos essa cobertura. Sei que ainda é pouco e por isso mesmo estamos dedicando esforços para ampliar ainda mais. Essa cobertura se refere à odontologia nas unidades de saúde”, ressaltou o secretário. Ainda, na saúde bucal, o secretário destacou os atendimentos especializados totalizando 23.209 em 2022.

Na Atenção Básica, o secretário de Saúde destacou ainda o avanço no número de atendimentos nas unidades de saúde que saltaram de 69.509 em 2016 para 281.323 em 2022. Número que ressalta o fato de Camaçari ter conquistado por três quadrimestres seguidos o 1º lugar na nota do Previne Brasil entre os 10 municípios mais populosos da Bahia.

Na Atenção Especializada os avanços continuam a começar pelo número de atendimentos realizados nas unidades de urgência e emergência da cidade. Em 2022 foram atendidas 237.520 pessoas totalizando 866.526 procedimentos. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram realizados 8.378 atendimentos. Ainda na Atenção Especializada foram realizadas 255.488 consultas especializadas, foram entregues nove novas ambulâncias para os serviços de urgência e emergência e para a Regulação Municipal. Foi inaugurado a Central de Benefícios SUS (CEASUS). Foram entregues, somente no terceiro quadrimestre de 2022, 63 novas cadeiras de rodas sob medida e 157 óculos para alunos das escolas públicas.

Na saúde da mulher, o destaque em 2022 ficou com a inauguração do Centro de Referência à Saúde da Mulher onde foram realizados 7.161 atendimentos desde a sua inauguração em 27 de setembro de 2022.

Outro destaque da Sesau em 2022 foi o investimento feito na compra de medicamentos e correlatos com um total de R$ 8.243.582. “Entretanto, mesmo com todo esse investimento faltaram medicamentos nas farmácias. Assim como ainda faltam alguns. Mas, essa falta não ocorre por falta de investimento nosso. Mas, por desabastecimento nacional causado, ainda, pelos impactos da pandemia e pela guerra da Rússia com a Ucrânia. Isso tem afetado todo o país”, explicou Elias Natan.

Na produção da Regulação Municipal o secretário apresentou o balanço das marcações realizadas em cada unidade de saúde ao longo de 2022, totalizando 364.085 marcações em 48 unidades marcadoras. “Importante falar que esse trabalho é além do realizado pelo SESAU Fila Zero. E mesmo assim, ainda temos muita gente aguardando agenda para realizar consultas e exames. Mas, isso não é por falta de investimentos, mas por uma demanda muito grande que Camaçari ainda recebe de cartões SUS de pessoas que não moram aqui. Coisa que já estamos resolvendo com o recadastramento do cartão SUS que está em andamento”, explicou Elias Natan.

No transporte de usuários para realização de tratamentos fora de Camaçari, feitos através do Serviço de Transporte de Usuários (STU), foram feitas 11.041 viagens ao longo de 2022 para cerca de 49 instituições de saúde localizadas, principalmente, na capital baiana. Na Vigilância à Saúde, o secretário destacou o I Seminário de Vigilância em Saúde de Camaçari que discutiu a integração dos serviços da Sesau para fortalecer a atuação do setor na cidade.

O secretário apresentou ainda um balanço sobre o combate à Covid-19 em 2022, destacando as ações de vacinação especialmente. Ainda sobre vacinação, Elias Natan destacou também os números da vacinação de rotina que acontece em todas as unidades de saúde.

A vacinação animal também foi tema da prestação de contas. Onde em 2022 foram vacinados contra raiva 31.661 cães e 14.168 gatos. Vacinação realizada tanto nas unidades de saúde como em ações itinerantes realizadas pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ainda sobre cães e gatos, a Sesau realizou em 2022, 637 castrações. No combate ao Mosquito Aedes Aegypti, o CCZ, através dos Agentes de Combate de Endemias, realizou 741.747 visitas à imóveis no ano de 2022.

Ao final da apresentação Elias Natan agradeceu pela oportunidade de apresentar à população de Camaçari o trabalho feito à frente da Sesau. “Desde que assumi a Sesau em 2017 tenho feito questão de realizar a prestação de contas. Mostrando para comunidade de nossa cidade como temos investido os recursos para cuidar da saúde de todos. Faço isso com grande satisfação, pois sei que toda equipe tem trabalhado com o máximo esmero para fazer o melhor por nossa gente”, finalizou Elias Natan.

 

Mais de Mata de São João