RSS
  Whatsapp

Secretaria da Mulher completa um ano com resultados positivos

Compartilhar

 

Desde 16 de maio de 2022, quando foi inaugurada a Secretaria da Mulher (Semu), a atenção ao público feminino de Camaçari foi reforçada, uma vez que a pasta se tornou, de fato, mais um mecanismo de combate e prevenção à violência doméstica e familiar. Além de uma sede preparada para o acolhimento das mulheres, a estrutura pública municipal disponibilizou ao segmento, uma série de ações e serviços que visam fortalecer essa importante fatia da sociedade.

De maneira humanizada e sigilosa, é assim que acontece o auxílio às mulheres que buscam a instituição. Até fevereiro deste ano, foram feitos 1.535 atendimentos no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), instalado na sede do município, e 438 através do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nam). Ambos equipamentos compõem a estrutura da pasta e atendem mulheres em situação de violência, oferecendo acompanhamento psicológico e social, realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, além do auxílio na obtenção do apoio jurídico e orientação para acesso a programas de educação e para inserção no mercado do trabalho, este último, mediante oferta de cursos de capacitação.

A Semu tem realizado diversificadas ações em benefício da população feminina. Ao longo do primeiro ano de atuação, foram desenvolvidos desde campanhas educativas de combate à violência contra a mulher, até serviços que visam garantir maior estabilidade para o público em questão. Para potencializar a rede de proteção, a secretaria se dedica ainda, a promover, de forma intersetorial e interdisciplinar, iniciativas que visam contemplar outras áreas, como a de incentivo à cultura, capacitação, movimentos comunitários e campanhas sociais de apoio à mulher, por meio de programas, projetos e parcerias com os demais órgãos e entidades nos âmbitos municipal, estadual ou federal.

A sede da secretaria fica na Rua Goiás, n.º 79, Edifício Abrantes, no Centro, e conta com salas de acolhimento multiprofissional, de atendimento psicológico, jurídico, assistente social, além de brinquedoteca, espaço para cursos de empoderamento financeiro, sala de espera e outros ambientes idealizados especialmente para promover proteção para as mulheres que serão atendidas diariamente.

Em um ano de secretaria, a gestora da pasta, Fafá de Senhorinho, comemorou o sucesso do equipamento. “Sempre foi desejo da população feminina contar com uma secretaria dedicada à mulher que fosse verdadeiramente atuante. Conquistamos grandes parceiros, estamos trabalhando com projetos importantes e alcançando excelentes resultados. E isso mostra que trabalhando de maneira coletiva, vamos conseguir cada vez mais, dar suporte às mulheres do nosso município”, afirmou a titular da Semu.

A subsecretária Bella Batista pontuou que, “a Semu tem percorrido com afinco a caminhada, que tem como objetivo principal, promover a igualdade de direitos. É gratificante poder fazer parte desse movimento!”, declarou.

Ações e projetos

Entre as iniciativas realizadas pela Secretaria da Mulher está o Semu nas Escolas – Todos Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, resultado da parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). A ação é voltada para estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e tem como objetivo, mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os alunos sobre a necessidade de contestar qualquer tipo de violência contra a mulher, com foco na prevenção da violência doméstica. O projeto chegou a 17ª edição na primeira quinzena de abril, e já contemplou  escolas da sede, costa e zona rural.

Outro projeto de grande importância é o Fala Mulher, que consiste na realização de encontros com mulheres de comunidades da sede, costa e zona rural, com a finalidade de aproximar o público-alvo da pasta, identificar as necessidades apontadas pelas mulheres das localidades visitadas, propondo políticas públicas, além de levar informações sobre os serviços prestados pelo órgão. No total, nove edições foram realizadas, trazendo resultados positivos à pasta.

Mulheres Especiais é o nome de mais uma ação da Semu. Esta, que já realizou oito encontros, leva às comunidades uma roda de conversa cujo público são mulheres e mães de filhos com deficiência, e a intenção é criar uma rede de apoio para esta parcela da população, garantindo direitos e oferecendo visibilidade à causa.

A prevenção é a melhor forma de combate à violência. E é através do Homens Reflexivos, iniciativa que já está em sua 2ª edição, que, por meio de palestras e rodas de conversa, é feito um trabalho de sensibilização junto aos homens acerca do tema: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A medida visa envolver e mobilizar o segmento masculino, além de reforçar a importância do relacionamento saudável e, principalmente, do respeito entre homens e mulheres.

Com cinco edições promovidas, o Semu Itinerante se trata de mais uma iniciativa importante e que se propõe a levar os serviços da pasta às localidades mais distantes dos centros especializados, ou da secretaria. Durante a atividade, toda uma estrutura é montada e oferece os atendimentos com advogada, psicóloga e assistente social.

Quando se trata da saúde da mulher, o Mulher em Movimento entra em ação. Esse é um projeto que prevê a promoção à saúde física e mental da mulher, com foco no fortalecimento da autoestima e na promoção da qualidade de vida. Por meio dele acontecem aulas de dança e alongamentos, pedais solidários, oficina de saúde mental e física, além de workshop. Só com a execução do Pedal Delas, encontro de ciclistas na sede e costa do município, a pasta contabiliza quatro edições.

No quesito qualificação, a secretaria, através de parcerias com instituições, oferta relevantes capacitações, dentre elas, as oferecidas por meio do Capacita Mulher, que possibilita a formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, valorizando os saberes individuais e coletivos, e incentiva a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Um exemplo das parcerias firmadas foi a efetivada com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que resultou na oferta gratuita de vagas para os cursos do Programa Mulheres Mil - Beleza Cidadã, campus Camaçari. Realizada de forma presencial e com início em agosto de 2022, a iniciativa contou com capacitações de Manicure e Pedicure e de Massoterapia, sendo 5% das vagas disponibilizadas para pessoas com deficiência.

Também no mês de agosto, a Semu ofertou mais três capacitações presenciais no auditório, foram elas: Marketing Digital, Planejamento de Carreira e Empreendedorismo para Mulheres. Outra parceria de grande importância foi a realizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofertou os cursos de Excelência em Vendas, Excelência no atendimento ao Cliente e Técnicas em Atendimento e Recepção. As capacitações ocorreram na Prefeitura Avançada da Costa, em Vila Abrantes, e no auditório da Secretaria da Mulher.

A relação com o Instituto Mix de Profissões também gerou frutos, com a oferecimento de cursos, entre eles, o de Gestão Financeira. Até o final do mês de março deste ano, a pasta, através das capacitações, qualificou 229 mulheres. Além dos aperfeiçoamentos já executados, a Semu lançará novos projetos, que devem ser executados ainda no primeiro semestre desse ano, a exemplo do Mulher Conectada, que promoverá capacitação no âmbito tecnológico, com aulas de Informática Básica para iniciação profissional, buscando ensinar recursos básicos, promover o primeiro contato com as ferramentas computacionais, trabalhando o raciocínio lógico.

Outra iniciativa que deve ser lançada em breve é o Empreende Mulher, que tem como principal ação, apoiar, promover empreendedoras femininas e incentivar mulheres da cidade que desejam dar o primeiro passo em um negócio próprio. O projeto realizará diversos tipos de eventos, a exemplo de exposições, feiras, oficinas, palestras e proporcionará troca de experiências, além de conhecimentos do cenário local de empreendedorismo feminino e networking.

Entre as novidades de 2023 está o projeto recém-lançado, Mulheres Enlutadas, que tem  o objetivo de prestar acompanhamento psicológico e um tratamento de saúde mental para as mulheres em situação de vulnerabilidade social ou sem condições financeiras de custear serviços dessa natureza, que sofrem com a perda de algum ente querido. A primeira edição ocorreu na sede da secretaria no dia 13 de abril.

Em março, a pasta realizou duas edições do evento Março Mulher, em alusão ao 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, oferecendo serviços, apresentações e uma feira de mulheres empreendedoras do município, na Casa Do Trabalho, na sede e na Prefeitura Avançada da Costa.
 

Mais de Mulher