RSS
  Whatsapp

Secult assina contratos da 2ª edição do Cidade Cultural

Compartilhar

 

A Secretaria da Cultura (Secult) assinou,  nesta sexta-feira (7/7), 24 contratos através da segunda edição do edital Cidade Cultural, que credencia artistas e grupos para apresentações artísticas visando a realização de programação em equipamentos e espaços públicos, bem como em eventos da Prefeitura. Na ocasião, ainda foi realizada mais uma contratação, desta vez pelo edital Oficineiros.

Esta foi a primeira vez que o artista Igor Jean, conhecido como O Príncipe do Arrocha, participou de um certame. "Uma oportunidade muito boa, de aprendizado e amadurecimento para meu trabalho. Estou feliz", afirmou o cantor, que tem sete anos de carreira.

O forrozeiro Edy Xote também foi uma das pessoas que assinaram contrato. "Ação importante para os fazedores de cultura. A Secult é uma aliada para o fortalecimento da nossa cena artística", disse. A opinião é compartilhada pela cantora Nadja Meirelles, ao destacar que o edital "é interessante por fomentar e incentivar os artistas", pontuou.

Com 35 editais publicados, o lançamento de certames faz parte da política da Secult para contemplar, em processos democráticos e transparentes, os agentes culturais do município. Para a titular da pasta, Márcia Tude, é um orgulho poder assinar os contratos. "Representa um direito conquistado pelos fazedores de cultura, e também me sinto feliz e vencedora por partilhar deste momento".

Inscrições

Na primeira edição do edital, lançado em novembro de 2021, mais de 200 contratos com artistas e grupos foram assinados pelo Cidade Cultural, totalizando R$ 1 milhão em investimentos. Em maio, a Secult lançou a seguda edição do certame, que continua com inscrições abertas.

A iniciativa é voltada para pessoas físicas e jurídicas das seguintes modalidades e submodalidades: música (solo; dupla; trio; grupo acima de três integrantes; e fanfarras, orquestras, filarmônicas, bandas marciais, grupos percussivos e charangas); teatro e artes cênicas (solo; dupla; trio; e grupo acima de três integrantes); dança (solo; dupla; trio; acima de três integrantes; e aulão de ritmos latinos e swing baiano); e grupo de cultura popular.

O processo de inscrição pode ser feita de forma presencial ou on-line. Pessoalmente, deve ser realizado das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos Núcleos de Orientação Cultural (NOC) localizados na Cidade do Saber ou Arembepe, ou ainda nos centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.

Já virtualmente, a pré-inscrição é realizada através de formulário disponível no Portal da Secult. Após o envio, o candidato receberá por e-mail a comprovação automática de pré-inscrição. Para efetivar a inscrição, o proponente deve apresentar os documentos originais em um dos pontos de atendimento presencial. A documentação necessária pode ser conferida no edital.

 

Mais de Cultura