RSS
  Whatsapp

Em reunião, prefeito de Camaçari trata sobre investimentos na cultura

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

Uma série de ações e investimentos no setor cultural em Camaçari foi tratada em reunião nesta terça-feira (3/10), com o prefeito Elinaldo Araújo e a secretária da Cultura, Márcia Tude. Entre os destaques, o de garantir acessibilidade aos bens culturais do município.
 
Na oportunidade, foi apresentada pela equipe técnica da pasta, um estudo para instalação de um elevador na passarela localizada na Avenida Eixo Urbano Central, de forma a viabilizar o acesso de pessoas com deficiência (PcD), idosos e pessoas com mobilidade reduzida ao Museu de Camassary, instalado na antiga linha férrea. Um levantamento orçamentário deve ser feito para dar prosseguimento ao projeto.
 
Ainda na ocasião, foi solicitada a aquisição, pela Cidade do Saber, de cadeiras de rodas próprias para prática de basquete, a fim de que seja possibilitada a prática da modalidade por PcD. Solícito à causa, o prefeito Elinaldo afirmou que será dado andamento para efetiva aquisição. “O tema da acessibilidade é um compromisso da minha gestão, ao qual tem tido atenção nas obras estruturantes que realizamos ao longo do governo, assim como também, periodicamente, realizamos a doação de cadeiras de rodas”, pontuou o gestor municipal.
 
Presente na reunião, o presidente da União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (UDEC), Fredson Soares, enfatizou que fica feliz com os encaminhamentos. “O nosso objetivo é garantir a inclusão, especialmente através do esporte e da cultura, que são mecanismos para dar novas perspectivas a estas pessoas”, afirmou. De acordo com a organização, Camaçari tem aproximadamente 35 mil PcD.
 
Investimentos na cultura

Durante o encontro, outras iniciativas, que trarão impactos positivos à cultura de Camaçari também foram tratadas. Uma delas é o Projeto de Lei (PL) para implementação do Bolsa Cultura, um benefício que deve ser concedido aos agentes culturais, em vista a situação de vulnerabilidade cultural.
 
A secretária Márcia Tude, destacou que a ideia é que esta seja uma política de estado. “Já realizamos todos os estudos para viabilizá-lo, tendo parecer favorável da procuradoria e, assim, em breve, efetuaremos esta, que será uma importante iniciativa para os fazedores de cultura da nossa cidade”, ressaltou.
 
Ainda foi discutida durante a reunião a realização da 1ª Festa Literária de Camaçari, que deve reunir autores e artistas locais e também nacionais, através de apresentações artísticas, mesas literárias, feiras de livros, oficinas, dentre outras atividades. O intuito é contribuir para o desenvolvimento da literatura na cidade, atingindo pessoas de todas as idades.
 
Representando a Secult, também participaram do encontro a assessora-chefe, Guida Schnitman; o assessor Ricardo Nascimento; o assessor jurídico, Paulo D’Errico; e os coordenadores da Cidade do Saber, Jessika Sodré; de Comunicação, Lorena Railanna; do Patrimônio, Átila Borges; e do subprograma “Vamos Ler Camaçari”, Jucilene de Oliveira.

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari