RSS
  Whatsapp

1ª compra de alimentos pelo PAA é realizada pela Sedap

Compartilhar

 Foto: Tiago Pacheco

No valor estimado de R$150 mil, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), fez a 1ª compra de 2024 pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foram aproximadamente 38 toneladas (t) adquiridas de 36 agricultores rurais, de 16 localidades, que beneficiaram, diretamente, oito instituições socioassistenciais sediadas no município.
 
A coordenadora do PAA na Sedap, Ana Guedes, destaca o papel desempenhado pela assistência técnica gratuita visando o incremento produtivo de propriedades rurais de menor porte. “Mediante agendamento, a pasta disponibiliza equipe especializada, formada por engenheiros agrônomos e técnicos, que presta serviços, como análise de solo, sistema de irrigação, orientação sobre poda e enxerto, além de empréstimo de maquinário, a exemplo de trator e tratorito. Toda essa assistência, voltada para a agricultura familiar, a secretaria oferece gratuitamente, e de modo contínuo”, destacou.
 
O produtor de Barra do Pojuca, da localidade de Tiririca, Rosalvo dos Santos, 58 anos, disse que, para ele, o maior auxílio que o PAA promove é no escoamento da produção e, por sua vez, na transformação do produto em capital.  “Esse programa traz a gente pra aqui, e facilita tudo. Principalmente, pra resolver os problemas da minha roça e da minha família, que é o mais importante. Minha vida melhorou demais. Antes, morava numa casinha velha, e hoje já ajeitei ela, tá toda reformadazinha”, disse, animado.
 
Na visão de Washington de Araújo, 52 anos, produtor da comunidade de Cancelas, em Monte Gordo, o PAA complementa a negociação do que já é vendido em contato direto com o consumidor final. “O programa tem nos ajudado na complementação daquilo que já vendemos nas feirinhas. Inclusive, em Cancelas tem uma que todo mês a gente vende. Então, esse programa vem pra agregar mais valor, o que é de suma importância para todos os agricultores, principalmente na zona rural”, reconheceu.
 
Além de agricultores de Camaçari, também foram contemplados nesta 1ª compra produtores de municípios vizinhos, como Dias d’Ávila e Mata de São João. As oito instituições socioassistenciais beneficiadas foram: Associação de Apoio Social de Camaçari; Organização Não Governamental Vidas; Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal); além dos centros Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), de Oncologia de Camaçari (Ceonc), de Referência em Especialidade de Saúde (Cres), e o Centro Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (Ceasus). O Banco de Alimentos, que dá suporte ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, também é beneficiado.
 
A compra dos alimentos aconteceu na segunda-feira (15/1) e nesta terça (16), na Central de Distribuição e Recebimento do PAA, que fica localizada na Rua Tomázia Josefina Mesquita Montenegro, situada na Estrada da Cascalheira (BA-531). A 2ª compra deste ano está prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de fevereiro. 

 

Agência de Notícias

Mais de Camaçari