RSS
  Whatsapp

Camaçari tem alerta amarelo de chuva até sábado (27)

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), recebeu o alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica necessidade de cautela em razão de altos índices pluviométricos que devem ocorrer no município até sábado (27/1), quando o céu permanece encoberto, com umidade variando entre 60% e 90%, com temperatura entre 24 graus Celsius (°C) e 34 °C.

 

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, afirma que sua equipe está disposta para atender qualquer emergência. “Por aqui, já estão preparados e fazendo contato com a Seinfra [Secretaria da Infraestrutura], caso seja necessário o uso de alguma máquina. Já estamos com o efetivo a postos, para dar todo o suporte tanto na costa quanto na sede”, afirmou.

 

Nesta terça (23), pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia, com previsão de 60 milímetros (mm). No período da tarde e da noite pode trovejar. As temperaturas ficam entre 26 e 34 °C, a umidade entre 60% e 90%, com ventos fracos. Quadro semelhante é esperado para quarta (24), com a temperatura máxima reduzindo para 32°C. O céu permanece encoberto, com ventos fracos e chuvas isoladas.

 

Quinta (25) pode voltar a trovejar, com temperaturas variando entre 25 e 31 °C. Na sexta (26), a umidade permanece alta, em 90%, com temperaturas entre 26 e 29 °C. Sábado (27), o céu deve ficar ainda mais nublado, com chuvas. As temperaturas variam entre 24 e 30 °C.

 

A Defesa Civil orienta que os motoristas não estacionem veículos embaixo de árvores, e que não seja feito uso de aparelhos celulares a céu aberto, a fim de evitar a atração de eventuais descargas elétricas. Outra orientação é sempre manter o farol de estacionamento aceso, e não circular em ruas alagadas, para evitar cair em buracos ou bueiros que, por acaso, se encontrem sem tampas.

 

O órgão explica, ainda, que pessoas que moram em lugares de risco, como morros e populações ribeirinhas, devem manter os documentos em locais de fácil acesso, para caso de evacuação emergencial. “Se ouvir algum estalo na residência, que possa indicar comprometimento da estrutura, a pessoa deve sair de casa com os documentos, que já devem ficar junto à porta de saída, e ligar imediatamente para a Defesa Civil no número 199”, esclareceu.

 

De acordo com a classificação do Inmet sobre as cores dos alertas, o amarelo tem severidade de risco moderado, e se refere a aviso de observação, pois eventos meteorológicos, com potencial de tornar-se perigoso, podem acontecer nas próximas 120 horas, ou seja, nos próximos cinco dias. Desta forma, é necessário se manter muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições previstas do clima, sobre os riscos que possam ser inevitáveis, e seguir os conselhos das autoridades.

 

A Defesa Civil também pode ser acionada pelos números (71) 3622-7799 ou 3622-7755, além dos perfis do órgão nas redes sociais Instagram e/ou Facebook. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193. 
 

Agência de Notícias

Mais de Camaçari