RSS
  Whatsapp

Setur prevê alta ocupação em meios de hospedagem no Carnaval

Compartilhar

 

Reeditando o desempenho conquistado durante as festas de fim de ano, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), calcula que durante o período de Carnaval no município, a ocupação dos pouco mais de 7 mil leitos ofertados pela rede de hospedagem oficial, agregados ao do conjunto de domicílios de aluguel por temporada, seja em torno de 90%.

Esse desempenho reforça o reconhecimento da cidade como relevante destino turístico regional e nacional, com atrativos internacionais de peso. A titular da Setur, Cristiane Bacelar, credita esse reconhecimento a alguns fatores. “Em primeiro lugar, ao trabalho hercúleo que a gestão do prefeito Elinaldo Araújo vem realizando desde o início da sua gestão”, reconheceu.

Outra causa importante, apontada pela secretária, são as festas que acontecem na sede administrativa do município, e que se estendem a várias localidades da região costeira. “Camaçari abre o ciclo das tradicionais festas e lavagens do verão baiano, e fechamos com a segunda maior festa popular da Bahia, que é o nosso Festival de Arembepe, que acontece em março”, contextualizou.
 
A proximidade com a capital baiana e, por sua vez, do Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado a 9 quilômetros (km) de Camaçari, é outro fator importante para a projeção do município como roteiro valorizado por visitantes e turistas, segundo a gestora. “Por exemplo, dos foliões que vão curtir o Carnaval, com certeza, um número significativo deles vêm conhecer a nossa belíssima costa, com nossos 42 km de praia, ainda que a nossa oferta de produtos turísticos seja muito mais diversificada do que simplesmente mar e sol”, ponderou.

Atualmente, com cinco roteiros formatados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o município tem como diferencial competitivo a pluralidade de atrativos. “Como um dos roteiros, temos a Aldeia Hippie de Arembepe, a única do gênero habitada no mundo e que é, inclusive, um dos maiores produtos turísticos do Brasil; a Casa do Mensageiro como representante do eixo do turismo religioso, espaço litúrgico de raízes afro-brasileiras dentro da vertente do Candomblé; o turismo cultural com o Samba em Traçado, com Mestre Nildes e o Grupo Espermacete; o turismo rural com a Fazenda Kadosh, que oferece um conhecimento especial; e também o turismo de experiência junto à comunidade quilombola de Cordoaria, que prevê, por exemplo, incursões na Casa de Farinha, além do café da manhã com contos que revelam experiências de mulheres da localidade. Estamos certos de que estes são cinco roteiros que realmente valem a pena conhecer”, afirmou Cristiane Bacelar.

Além das já reconhecidas praias do município, como Busca Vida, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, a gestora reforça a sede administrativa do município como lugar de relevantes contribuições para a cultura e a história nacional. “Temos o nosso Centro cada dia mais robusto com o Museu de Camassary e o Arquivo Público Municipal, já entregues à população, além dos projetos de reformas do Centro Histórico e da Avenida Eixo Urbano Central, apresentados pela prefeitura, recentemente para comerciantes da região. Projetos orçados num valor aproximado de R$ 30 milhões”, mencionou.

A secretária destaca, também, os investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 105 milhões, previstos para serem executados na costa ainda em 2024. “Os mercados municipais de Monte Gordo e de Barra do Pojuca estão sendo requalificados e são, também, agentes potencializadores do fluxo turístico na região. Em Itacimirim, por exemplo, dentro do Projeto Caminhos do Mar, já está acontecendo uma obra significativa que vai requalificar e urbanizar a região, desde a entrada da localidade até a praia, incluindo os acessos a Foz, Ilha do Meio e à região da Lagoa das Virgens”, complementou.

O Caminhos do Mar prevê, também, investimentos nas localidades de Barra do Jacuípe e Guarajuba. Essas obras nas regiões costeiras estão inseridas dentro do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, realizado em parceria com o CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

 

Mais de Camaçari