RSS
  Whatsapp

Mantenha os clientes perto do seu negócio

Compartilhar

 

Uma empresa nasce para atender as necessidades ou desejos da sociedade. Não se empreende em algo que gera zero ganho para o empreendedor, ou ao menos não deveria. Todo esforço tem um custo, é o tempo de alguém que deve ser gasto para realizar as tarefas referentes ao atendimento dos anseios dos clientes. Em retribuição ao que queremos, damos a essas empresas o nosso suado dinheiro.

 

Um empreendedor tem recursos que pode aplicar em qualquer ideia que tenha. A escolha dele será feita com base em duas coisas: seus valores ou princípios pessoais e o retorno que terá na empreitada. Decidir assim não é apenas bom, mas saudável. Investir em iniciativas que não geram um resultado maior que o custo é destruir valor.

 

Imagine gastar milhões na construção de uma rodovia que ninguém vai usar, isso é destruir valor. É colocar uma quantidade de recursos em uma iniciativa que a própria iniciativa não poderá devolver. Claro que precisamos considerar benefícios indiretos que podem ser gerados para afirmar que uma iniciativa destrói valor, nem sempre nossos olhos captam o que está sobre as cortinas.

 

Uma vez que consumimos os produtos de uma empresa com um mínimo de satisfação, o “voltar a consumir” é uma questão de tempo. O processo de primeira compra, na maioria das vezes, passa por muitas etapas. Já o comprar novamente de um mesmo fornecedor, passa apenas por tomar consciência da necessidade e a compra em si. Guiar possíveis clientes por todo o processo da primeira compra demora e custa dinheiro, é por essa razão que manter um cliente fiel é muito mais barato do que conseguir novos.

 

Aprendi uma lição em uma empresa que trabalhei e trato ela como um valor para todas as que fundei: o cliente é a razão. Sem ele, não existe faturamento. Por sua vez, sem faturamento, não há salários pagos e qualquer iniciativa morre assim. Esse valor, somado ao custo de aquisição de clientes, fez-me rever essa máxima para “O cliente satisfeito e fidelizado é a razão”.

 

Quando um cliente fiel volta a comprar com você, se ele estiver satisfeito, vai indicar o seu negócio aos amigos também. No momento que alguém próximo te indica um produto ou empresa, o tempo e o custo que esse novo cliente terá em cada uma dessas etapas é reduzido drasticamente. Muitos passos são cortados, como, por exemplo, criar confiança nas informações que recebeu sobre o que quer comprar, afinal essas informações já vieram de alguém que você confia.

 

Não importa o seu mercado, seja uma pequena barbearia, uma clínica estética média ou uma grande companhia, é o cliente fiel que vai te dar as bases para um crescimento sustentável. A fidelidade nada mais é do que um comportamento espontâneo do cliente em prol da sua marca. Portanto, encare o cliente satisfeito e fiel como a razão do seu negócio.

 

(*) Head e Co-Fundador da Pingui, já foi Gerente de Gestão na Stone, Consultor na FALCONI, Bacharel em Administração pela UFRRJ e MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

 

Tiberius Drumond

Mais de Economia