Curta a nossa página
 
15/04/2021 às 21h09 Redação Você está aqui: Home / Atletismo Imprimir postagem

Prefeitura e Sebrae retomam convênio que fortalece o desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Camaçari e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae/Ba) retomam convênio que tem por objetivo a formalização de parceria consistente na execução de ações voltadas ao desenvolvimento municipal, por meio de capacitação de pequenos empresários e atendimento a pequenos negócios. Juntos, o Sebrae e a administração pública irão investir mais de R$ 2,6 milhões para apoiar as microempresas (MPEs), a fim de impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade ao gerar renda e abrir novos postos de trabalho.

Tais medidas foram asseguradas através do convênio firmado entre o Sebrae e a Prefeitura de Camaçari em 2018, e que tinha previsão de seguir até dezembro de 2020. No entanto, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, que pegou todo o mundo de surpresa, algumas ações precisaram ser suspensas. Para tanto, com o projeto Retoma Camaçari, que trata da retomada empresarial das micro e pequenas empresas do município, será possível resgatar as orientações e consultorias técnicas para melhorar a produção e o desenvolvimento econômico.

Ainda assim, com todas as dificuldades que surgiram com o enfrentamento da Covid-19 em 2020 e atendendo às determinações sanitárias e as orientações impostas por decretos estaduais e municipais, foi possível realizar capacitação dos agentes de desenvolvimento, unificar sistemas para abertura de empresa, criação da Central do Empreendedor (Hub de Negócios), realizar alinhamento com lideranças locais e ainda buscar o melhoramento de ambiente empreendedor no município.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em 2018 e 2019 foram realizadas trilhas empreendedoras, que oportunizaram diversos perfis de empreendedores, o acesso a uma trilha de conhecimento com foco em resultados práticos nas áreas de gestão financeira, estratégica e de inovação, com capacitação de 188 Microempreendedores Individuais (MEIs) e/ou autônomos.

Ainda nesse período, a economia da praia, atendeu todos os empreendimentos autônomos, através de uma abordagem que teve como foco a faixa litorânea de Camaçari, com destaque aos seguintes temas: qualidade no atendimento; boas práticas de higiene e manipulação de alimentos; e meios eletrônicos de pagamento. Ao todo, foram capacitados 271 ambulantes.

Através do projeto Sabores e Saberes, 135 restaurantes foram atendidos com mais de 290 consultorias; e na perspectiva de melhorar o desempenho empresarial, 55 industriais foram atendidas com consultorias de melhoria de gestão produtiva. Além desses resultados, 80 empresas foram acompanhadas com consultoria de Gestão Estratégica por 10 meses.

Entre os anos de 2018 e 2019, o Sebrae realizou diversos estudos, entre eles: a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS); desenvolvimento do Plano de Marketing Digital (Turismo); a pesquisa de oferta e demanda turística; o levantamento de ocupação da Feira de Camaçari, assim como a pesquisa de oferta e demanda do local.

É na perspectiva de melhorar a gestão, aumentar a competitividade e atuação no mercado para as empresas dos setores do comércio, serviços, indústria e turismo, que as ações previstas no Termo de Fomento 0001/2018 entre a Prefeitura de Camaçari e o Sebrae, ajudarão no processo de retomada das atividades econômicas presenciais na cidade e no auxílio estratégico para períodos de quarentena, podendo ser contemplado toda micro e pequena empresa com domicílio em Camaçari.

 

Agência Camaçari 
 

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.