Curta a nossa página
 
17/02/2022 às 19h03 Redação Você está aqui: Home / Atletismo Imprimir postagem

Famílias brasileiras adotam serviços de cuidador para garantir melhor qualidade de vida aos idosos

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, como indica um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as famílias buscam garantir melhor qualidade de vida aos seus entes de idade avançada. Nesse cenário, o cuidador de idoso é cada vez mais considerado em lares do país e muitas vezes se torna uma opção indispensável.

Na pandemia de Covid-19, a procura por cuidadores de idosos aumentou significativamente e fez com que empresas registrassem até 50% de crescimento na busca por esse serviço. A ampliação expressiva dessa demanda pode ser explicada pelo fato de as famílias com idosos procurarem formas seguras de evitar o contágio pelo novo coronavírus, além de poderem contar com o suporte adequado, trazendo conforto e segurança à família.

Outro benefício que se torna relevante na contratação desses profissionais é a necessidade de acompanhar os idosos quando eles precisam ficar hospitalizados ou isolados por causa da Covid-19. Um familiar nem sempre estará disponível para prestar a assistência necessária. Nesses casos, o trabalho de um cuidador passa a ser fundamental, proporcionando os cuidados necessários e, principalmente, amparo emocional a esses pacientes.

“Cada vez mais famílias têm procurado os serviços de cuidadores de idosos, uma vez que pessoas com idade avançada necessitam diariamente de cuidados específicos e atenção especial, pois em muitas situações são pacientes com limitações físicas, doenças crônicas, neurológicas ou terminais”, explica Angelina Oliveira, especialista em Saúde Pública e diretora da Ammo Enfermagem. 

No Brasil, os idosos ainda são majoritariamente auxiliados por familiares e amigos que possuem uma rotina de revezamento. No entanto, muitos deles até então não estão preparados para oferecerem o suporte devido. A diretora da Ammo Enfermagem enfatiza a importância da atuação de profissionais preparados e habilitados para atender pacientes com qualquer nível de complexidade, em ambiente domiciliar e hospitalar.

“O cuidador de idoso é o profissional apto a proporcionar a assistência adequada às pessoas com idade avançada com algum tipo de dependência. A sua companhia, aliada a cuidados específicos, garante a atenção adequada, ajudando a preservar a integridade física e mental dos pacientes, além de diminuir as chances de situações que colocam em risco o bem-estar do assistido”, destaca Angelina Oliveira, que atua no mercado há mais de oito anos gerindo um serviço que atende famílias com suporte de atendimento 24 horas por dia.


 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.