Curta a nossa página
 
15/05/2022 às 17h59 Redação Você está aqui: Home / Outros esportes Imprimir postagem

1° etapa do Campeonato Norte-Nordeste de Bicicross reúne centenas de pessoas neste domingo (15)

Emoção, foco, confiança, perseverança e determinação. Estes foram os sentimentos dos pilotos que participaram, neste domingo (15/5), da 1° Etapa do Campeonato Norte-Nordeste  Brasil de BMX 2022. O evento aconteceu em frente ao Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais do bicicross e mudou a rotina dos moradores de Camaçari.

Cerca de 200 pilotos, de 16 cidades, e oito estados são eles: Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Pará, Tocantins e Roraima, participaram da competição. O evento, planejado cuidadosamente, ofereceu uma estrutura segura e adequada, com espaço para inclusão, através do camarote de acessibilidade para pessoas com deficiência, arquibancadas, banheiros e espaço reservado para a comercialização de alimentos e bebidas, o que promoveu o aumento de renda dos ambulantes que chegaram cedo para comercializar seus produtos.

Em Camaçari, o esporte retorna suas atividades após a fase mais crítica da pandemia da Covid-19 de forma intensa, e a cidade está em festa. “Estamos trazendo o Campeonato Norte-Nordeste de Bicicross e temos aqui diversas cidades prestigiando, o que mostra que o esporte é incentivador. As pessoas investem no esporte e vamos trabalhar para promover ainda mais o lazer para a população”, disse o gestor da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, que fez questão de descrever a programação esportiva que movimentou o final de semana.

Além de ser um dia especial para o esporte, o domingo foi marcado pela homenagem prestada a Luís Lopes Moraes (in memorian), conhecido carinhosamente como Topeirão, que por ser pioneiro e incentivador do bicicross em Camaçari será eternamente lembrado no município, isto porque a partir deste domingo, a Pista Municipal de Bicicross de Camaçari foi batizada de Circuito de Bicicross Topeirão.

Para o piloto Alex Moraes, conhecido como Topeira, e filho do homenageado, a honraria prestada é um sonho realizado. “Como representante da Bahia, estou aqui para competir na categoria profissional elite e além da adrenalina do esporte, hoje é um dia especial e estou muito feliz, por saber que essa pista passa a ter o nome do meu pai, um homem íntegro, que dedicou sua vida ao esporte. Eu agradeço de coração e parabenizo toda a equipe”, disse o campeão da Copa Brasil e morador da Piaçaveira.

Em Camaçari, a 1° Etapa do Campeonato Norte-Nordeste de Bicicross é uma realização da Prefeitura, por meio da Sejuv e da Associação Camaçariense de Bicicross BMX, com a supervisão da Federação Baiana de Bicicross e do Conselho Municipal de Esporte.

Presente e acompanhando cada detalhe, o gestor municipal esclareceu que após dois anos da fase mais crítica da pandemia, o município retoma suas atividades esportivas nas localidades da sede, costa e zona rural. “Tenho certeza que esse evento será o maior sucesso, e vamos seguir com os planejamentos para promover em nossa cidade tantos outros torneios e campeonatos, a fim de estimular ainda mais o esporte em nossa cidade, assim como incentivar os nossos atletas para que trilhem um longo caminho de sucesso”, disse Elinaldo.

Nesta primeira etapa, as provas foram divididas nas categorias, pré-bike, boys, expert, elite man, pró-cruiser, cruiser, feminino e MTBX. Já a segunda e terceira temporadas serão realizadas em Recife-PE e Aracaju-SE, nos dias 21/8 e 9/10, respectivamente. Os atletas mais pontuados nas três etapas representarão as regiões Norte-Nordeste na Confederação Brasileira de Bicicross (CBBX).

Elizabete Fernandes, moradora de Itaberaba, chegou em Camaçari neste sábado (14/5) acompanhada do esposo, para prestigiar a participação do filho Arthur Fernandes, de 5 anos, que corre na categoria 5 e 6. “Eu sou uma torcedora e uma verdadeira tiete, sempre acompanho meu filho nas competições e o meu desejo é que ele faça uma boa corrida e que tudo ocorra bem”, disse a mãe ao declarar que a ansiedade sempre é grande. O mesmo sentimento tomou conta do coração do pequeno Arthur, que além de declarar sua animação, confidenciou que não conseguiu dormir direito à noite, por ficar pensando na corrida.

Além das delegações de diversos estados, familiares, amigos e espectadores, participaram do evento a titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira; a subsecretária da Sejuv, Dilma Mendes; o subsecretário da Saúde, Luiz Duplat; o diretor-presidente da empresa Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta; Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil; e os vereadores Flávio Matos, Jamelão e Zé do Pão.
 
O evento contou com o apoio de agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), da Defesa Civil, da Secretaria da Saúde, Naturalle e Polícia Militar.

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.