Curta a nossa página
 
13/01/2022 às 06h44 Redação Você está aqui: Home / Camaçari Imprimir postagem

Moradoras do Caminho do Mar 2 concluem curso de panificação através do PTS

Em busca de oportunizar o processo de aprendizado, aprimoramento de novas técnicas e qualificação profissional, 30 alunos, residentes do conjunto habitacional Caminho do Mar 2, localizado na Cetrel, concluíram nesta quarta-feira (12/1) o curso de panificação promovido pela Secretaria da Habitação (Sehab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Sem conter a emoção, a aluna Maria da Paixão dos Santos, compartilhou o seu sentimento em ter participado do curso de panificação e fez um agradecimento especial ao professor pelos conteúdos e técnicas que foram ministradas ao longo das aulas. “Quero agradecer de coração a esse professor maravilhoso. Quando erramos algo, ele diz para continuarmos, nos trata como se fosse um irmão. Ele se tornou um grande amigo”, partilhou.

O programa de capacitação faz parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) e além da panificação, em outras oportunidades também ocorreram cursos de empilhadeira, informática e de corte e costura. Desta forma, no total estimulou e qualificou cerca de 150 pessoas. Além do Caminho do Mar 2, o curso foi ministrado nos conjuntos Morada dos Canários, no Jardim Limoeiro; e no Residencial Parque São Vicente, na comunidade do Santo Antônio.

Professor do Senai desde 2017, Lucas Xavier, explicou como funciona a proposta do curso de panificação. “Primeiramente os alunos aprendem as receitas das mais tradicionais às mais trabalhadas, o que cada ingrediente faz e como conseguir um pão de padaria de qualidade sem equipamento caro ou uma estrutura muito grande igual uma panificadora. Através do curso, as alunas conseguem fazer o mesmo produto em casa. Os participantes podem criar pães especiais, mais trabalhados e recheados para incrementar a renda financeira”, esclareceu.

O subsecretário da Sehab, Otaviano Maia, fez questão de participar do último dia de aula e destacou a importância de levar projetos como esses para as comunidades do município, assim como também estimular novas diretrizes de aprendizado. “Nosso desejo é capacitar as pessoas para que possam empreender nos seus condomínios e nas comunidades. Pensar a habitação em um contexto amplo e com ações integradas, ajudando a aumentar a renda da população, principalmente das mulheres”, pontuou o gestor.  

Segurança patrimonial e proprietária de mercearia, Maria Raimunda dos Santos, foi uma das cidadãs contempladas com a capacitação. Na oportunidade, ela expressou que gostou do curso. “Pude aprender os procedimentos básicos do dia a dia que praticamos em casa, como fazer um pão. Gostei da iniciativa de trazer essa oportunidade para a nossa localidade, da turma e do professor que é excelente”, ressaltou ao acrescentar o desejo de fazer outros cursos.

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.