Curta a nossa página
 
05/04/2022 às 20h53 Redação Você está aqui: Home / Camaçari Imprimir postagem

Camaçari sedia lançamento de plano estratégico de turismo para Costa dos Coqueiros

Com enfoque na retomada da atividade turística da Costa dos Coqueiros, na manhã desta terça-feira (5/4), Camaçari sediou o lançamento do plano estratégico Viva Turismo Bahia, formado por um pacote de ações que devem ser implementadas nos nove municípios inscritos no mapa do turismo brasileiro, sendo Camaçari o maior entre os contemplados.

Durante o evento, que aconteceu em Guarajuba, foram apresentadas expectativas otimistas para o aquecimento do turismo nos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila, Pojuca, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Cardeal da Silva, a partir da geração de emprego e renda, investimentos em segurança e comunicação, melhorias em infraestrutura e capacitação de mão de obra local.

Presente na cerimônia, o prefeito Elinaldo Araújo sugeriu que no plano do Governo do Estado seja incluído um calendário turístico, “para que, em datas específicas do ano, cada município promova um evento forte para atrair turistas para a sua região”. O prefeito também lembrou que, independente do período pandêmico, sempre se preocupou em manter o planejamento estrutural das regiões turísticas da cidade, e comentou que “dentro daquilo que pudemos fazer de infraestrutura, mesmo com a queda da receita, fizemos. A limpeza das ruas, a manutenção da iluminação pública, e a partir de agora, vamos colocar em prática as requalificações dos mercados de Monte Gordo e Barra do Pojuca, e a revitalização de Itacimirim e Guarajuba”.

A gestora da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, falou da alegria que o momento traz para todos os envolvidos com o turismo na região, e destacou ser uma oportunidade para “mostrarmos a força e importância da nossa zona turística. Fazer este evento em Camaçari é mostrar a nossa grandeza e o quanto nós podemos”. A titular da pasta comentou sobre o empenho do prefeito Elinaldo no impulsionamento da atividade turística na cidade, e completou afirmando que “é com o turismo que Camaçari vai recuperar sua economia”.

“A pandemia foi bastante perversa com a economia do mundo, e mais incisiva na atividade turística”, foi desta forma que o secretário Maurício Bacellar, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-Ba), discursou no evento e, se mostrando otimista com o lançamento do Viva Turismo Bahia para a Costa dos Coqueiros, sinalizou as inúmeras atividades turísticas da região e afirmou que “somos um estado com grande vocação turística na cultura, gastronomia, religiosidade e turismo étnico”.

Franklin Euzébio, presidente da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros, mostrou-se confiante quanto ao futuro do turismo na região, e exaltou o encontro como “um momento de convergência e consolidação. Se não tivermos essa integração, não poderemos avançar no turismo”. Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Camaçari, Patrício Oliveira, celebrou as belezas naturais vistas nos 42 quilômetros (km) de extensão da Costa de Camaçari, dizendo que “em nenhum outro lugar do mundo se vê algo assim” e, falando da importância do evento para fortalecimento do turismo como um todo, completou dizendo que “a natureza nos foi muito generosa, falta a mão do homem agir”.

No período da tarde, o cronograma do evento ofereceu aos gestores públicos da Costa dos Coqueiros, palestras sobre os temas Gestão pública do Turismo e Instrumentos de Gestão e Políticas de Turismo.

Estiveram no evento de lançamento do plano turístico para a Costa dos Coqueiros, secretários municipais e vereadores de Camaçari; prefeitos das cidades contempladas; representantes das secretarias de Turismo dos municípios participantes; além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o grupamento de salva-vidas da costa do município.

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.