Curta a nossa página
 
22/04/2022 às 00h34 Redação Você está aqui: Home / Camaçari Imprimir postagem

Infertilidade masculina já tem recorrência igual à das mulheres

Embora muita gente ache que a infertilidade sempre é um problema da mulher, em boa parte dos casos, já está comprovado que ela tem causas masculinas. Normalmente, em 30% dos casos, a infertilidade se deve a problemas da mulher, em outros 30%, há alguma anomalia nos homens. Em 20% dos casos, é pela combinação dos dois. Já nos outros 20% dos casos, mesmo investigando, não se consegue identificar a causa.

“Justamente para tirar esse estigma de que a infertilidade sempre é um problema da mulher, nós recomendamos que o casal realize os exames assim que identifique o problema. Hoje praticamente as chances de a infertilidade ser do homem é meio a meio em relação à mulher”, conta a biomédica Daniele Freitas, coordenadora do laboratório de FIV do IVI Salvador.

Pensando nesta realidade, o IVI Salvador lançou o guia Infertilidade Masculina: O olhar sobre o sêmen. O material é digital e gratuito e traz um resumo abrangente sobre os principais problemas enfrentados por homens e casais na busca pela ampliação da família, quando se deparam com a infertilidade.

O guia já está disponível para download através do https://ivi.net.br/guia-infertilidade-masculina. Com leitura leve, o material fala sobre as principais causas da infertilidade masculina. Explica também quais os tratamentos disponíveis atualmente, como preservar a fertilidade do homem – em detalhes – e quais as soluções para aqueles casos em que não é possível reverter a infertilidade.

“O nosso guia é destinado para homens e mulheres que querem realizar o sonho de aumentar a família e muitas vezes são acometidos pela dificuldade de engravidar. Esclarecemos dúvidas sobre a infertilidade masculina mas também apresentamos ao longo das páginas, todo o nosso cuidado por cada paciente”, explica a biomédica.

Infertilidade Masculina

Exames clínicos e laboratoriais, análise de estilo de vida, anamnese sobre família, fatores hereditários. Todas as possibilidades são levantadas até que se chegue a raiz do problema e assim o melhor tratamento seja conduzido.

É considerada infertilidade masculina quando o homem tem alguma anomalia em seu sêmen, que leve à dificuldade de engravidar. Para identificar a infertilidade masculina, é feita análise com uma amostra de sêmen. São analisadas a quantidade, a atividade e o formato dos espermatozoides.

A principal causa de infertilidade masculina é a varicocele. Outro possível causador da infertilidade masculina são as Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. No homem, essas infecções podem levar à obstrução dos canais que levam os espermatozoides do testículo ao líquido seminal.

Todas essas condições – e outras mais – são destacadas no novo guia, recém lançado.

Como tratar a infertilidade masculina

Existem algumas possibilidades de tratamento, que serão avaliadas pelo médico a depender do caso, do que esteja provocando a infertilidade e de outros fatores individuais.

Caso o problema seja hormonal, o tratamento pode ser feito com ajustes hormonais. Em outros casos, o tratamento indicado é cirúrgico.

Mas se nenhum outro tratamento conseguir ser efetivo, os tratamentos de reprodução assistida (inseminação artificial e fertilização in vitro) têm obtido excelentes resultados para ajudar esses homens e casais a realizarem o sonho de ter um filho.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.