RSS
  Whatsapp

Prefeitura certifica primeira turma de melhoria empresarial para o turismo

Compartilhar

 Foto: Ascom/PMC    

Sem conhecimentos sobre turismo, pouco direcionamento financeiro, mas com muita vontade de empreender, o casal Tatiane Vasconcelos e Adriano Queiroz, inaugurou há dois anos, uma pousada em Jauá. Ainda na fase de ‘aprender com os erros’, os empresários foram salvos desse ciclo, graças ao Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE Turismo), de Camaçari.

 

“Quando o MEDE chegou, a gente tava perdido. Abriu nossa visão. A gente hoje tem outro olhar sobre o Turismo, entende a importância de unir as pessoas. O MEDE fez a gente perceber que aqui não tem nenhum concorrente, a gente tem que crescer regionalmente”, conta Tatiane.

 

Tatiane, Adriano e mais 27 empresários ligados ao ramo de meios de hospedagem e alimentos e bebidas, tiveram acesso a um plano de atendimento especializado, composto por um conjunto de atividades para orientação e aperfeiçoamento da gestão, com foco no aumento da competitividade. A conclusão da consultoria aconteceu na tarde de terça-feira (03/03), em um workshop realizado em Itacimirim. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Turismo (Setur) e o Sebrae Bahia.

 

Com 80 horas de consultoria, o MEDE Turismo realizou 10 meses de acompanhamento gratuito dos empreendimentos, considerando suas características, realidade, porte e dificuldades, além do monitoramento constante dos resultados gerados ao longo do período.  O plano faz parte da estratégia do prefeito Elinaldo Araújo para fortalecimento dos estabelecimentos instalados no município e fomento ao empreendedorismo ligado ao trade turístico.

 

“Camaçari está fazendo um trabalho de base, criando o alicerce para o desenvolvimento econômico vindo do turismo. Esse é o primeiro passo para construção da nossa indústria sem chaminé; uma atividade de distribuição de renda, que envolve do autônomo ao grande investidor. Nosso município está se qualificando, sensibilizando quem já trabalha aqui, para viver desse segmento. Fico feliz de fazer parte desse novo capítulo para nossa cidade”, comemora o secretário do Turismo, Gilvan Souza.

 

O secretário de Governo, José Gama, participou do workshop de conclusão da consultoria e destacou os investimentos do governo municipal para o setor. “A parceria com o Sebrae nos leva além de um convênio, seminário e workshop, ela nos leva a acreditar que teremos uma parceria forte, no qual o município está apto a desenvolver seu potencial turístico. Estamos focados em ações que vão desenvolver o turismo de forma transformadora, a exemplo da recuperação da praça de Jauá e da obra de Itacimirim, que será um grande motor de propulsão da região”, afirmou.

 

A consultoria também trouxe importantes resultados para quem já está há muito tempo no mercado. Com 20 anos de atuação nos meios de hospedagem, o empresário Gunnar Dreschers, foi surpreendido com as dicas e aperfeiçoamentos sugeridos, principalmente no departamento financeiro. “Faltava fazer relatório de lucro, despesas, operacional de cada departamento. Nos ajudou a ter disciplina, definir metas e respeitar o organograma. Quando tem esse direcionamento, a gente não tem discussões ou mudança de planos, consegue ter planejamento e direção financeira”, revela o proprietário de um estabelecimento em Itacimirim.

 

Além dos resultados obtidos pelos empresários, com manutenção e ampliação de negócios, Camaçari também ganha com a construção de um banco de dados que vai facilitar na condução de políticas públicas para o desenvolvimento econômico do município. “A finalização do primeiro ciclo do MEDE Turismo em Camaçari confirma o compromisso do Sebrae e da Secretaria do Turismo com o desenvolvimento da atividade turística. Além dos resultados para os empresários, no que tange a melhoria do seu desempenho empresarial, a Setur - a partir desse trabalho - terá um conjunto de aprendizados e constatações”, explica o gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo.

 

Para garantir os resultados, dois especialistas em gestão e finanças se revezaram nas consultorias individuais e workshops temáticos: a consultora empresarial, mestra em administração e especialista em qualidade de gestão, Gênia Porto, e o especialista em contabilidade e gestão financeira, Marcos Suel.


Mais de Turismo