RSS
  Whatsapp

Funceb prorroga até novembro Consulta Pública dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Compartilhar

 

Até 15 de novembro, está aberta a Consulta Pública dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2021/2022. A ação acontece com objetivo de ampliar a participação da comunidade artística na construção da nova edição dos Salões, reaproximando os artistas do projeto, retomando os debates e reaquecendo o sistema criativo baiano. Mais antigo projeto continuado da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA), os Salões de Artes Visuais da Bahia retornam em 2022, 30 anos após sua primeira edição.

 

A Consulta Pública é destinada aos artistas visuais de todo o estado, que podem contribuir para atualização dos Salões no cenário contemporâneo, tendo como mote a ampliação de sua territorialização e difusão, atualizando suas práticas e dando mais visibilidade aos seus resultados.

Além de inserir dados profissionais como formação, linguagem arte visual em que atua, e território de identidade ao qual pertence, os interessados podem também contribuir com suas opiniões acerca das atividades formativas que gostariam que fossem oferecidas na programação preparativa dos Salões; os curadores nacionais que gostariam que visitassem a exposição coletiva para conhecer os artistas selecionados; cidades que gostariam que recebessem a exposição itinerante do Salão, caso aconteça; além de poderem compartilhar suas ideias e expectativas quanto à nova edição do projeto.

O primeiro passo em direção à atualização do projeto foi dado agosto, quando artistas visuais de todo o estado, dirigentes da Funceb, pesquisadores de universidades públicas, além de artistas convidados, puderam retomar os diálogos dos Salões de Artes Visuais da Bahia 2021/2022 e compartilharam suas ideias e expectativas acerca desta nova edição. Está disponível no Canal do Youtube da Funceb.  


Sobre os Salões

Os Salões visam apresentar ao público a diversidade da produção baiana em Artes Visuais, divulgar e valorizar o trabalho dos artistas de diversas regiões do estado e estimular a reflexão sobre temas atuais da área. O edital dos Salões tem previsão para ser lançado em setembro do próximo ano. Nesta nova edição, em 2022, além dos Prêmios de Aquisição no valor de R$10 mil cada, será realizada exposição coletiva das obras premiadas e selecionadas, em Salvador. Esta ação busca potencializar ainda mais a visibilidade dos artistas selecionados ao conectá-los a outros tantos artistas em circulação pela cidade.


Serviço                                         

Consulta Pública dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Quando: Até 15 de novembro de 2021

Onde: Formulário online (AQUI)

 

Mais de Cultura