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Sedur promove aula de campo para estudantes de Meio Ambiente

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A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), promoveu uma aula de campo para os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (CETEP-RM). A iniciativa faz parte do Programa IGI (árvore em Iorubá), que desenvolve projetos e atividades vinculadas às comunidades tradicionais da costa e sede do município. A ação ocorreu na última segunda-feira (29/11).

De acordo com o idealizador do projeto, o filósofo e técnico da Sedur, João Borges, a iniciativa é a culminância do programa IGI. “Essa é mais uma atividade do projeto Tradição e Sustentabilidade, do programa IGI, que neste ano, trouxe os estudantes para correlação entre teoria e prática. E assim, eles passam a conhecer as comunidades tradicionais que nós temos parcerias nessa busca pela sustentabilidade, do replantio em área degradada”, explicou.

Para o subsecretário da pasta, Arnaldo Brito, foi um dia muito rico de conhecimento. “A visita foi de fundamental importância. Só a informação que foi passada para esses jovens aqui hoje, é muito importante pois, foge alguns aspectos de preconceito e outras situações. Tudo sendo passado de forma muito clara, honesta e tranquila, agregado a preservação do meio ambiente, contribuindo na bagagem de conhecimento de cada um. Parabéns a todos! ”, destacou.

Durante a manhã, cerca de 70 alunos foram levados até o Terreiro Ilê Ose Ôpô Barabó, no bairro Santo Antônio, na sede do município, onde conheceram um pouco mais sobre a cultura dos povos de matriz africana. O segundo momento foi marcado pela visita dos jovens à comunidade de Quilombo de Cordoaria, em Vila de Abrantes. Na ocasião, eles conheceram a casa de farinha local e aprenderam mais sobre a história e tradição das beijuzeiras, bem como sobre o processo para produção do beijú.

Para o jovem Joas Garcia, o dia foi de muito aprendizado. “Para mim, a parte mais importante deste projeto foi a área socioambiental, onde a gente pôde conhecer de perto essas comunidades e ver a importância da cultura delas”. Já Rosa Vanessa, definiu como “Um dia de aventura. Fomos ao terreiro, e em Cordoaria pudemos conhecer sobre a história e tradição das beijuzeiras. Foi muito bom poder passar por isso”, celebrou.

A professora de língua portuguesa do Cetep-RM, Suzana Vieira, salientou a importância da atividade de campo. “É importante que eles conheçam para que possam auxiliar nos projetos de intervenções que eles vêm desenvolvendo para essas comunidades tradicionais. Além de, conhecer mais da cultura da própria cidade onde vivem”, disse.

 

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