RSS
  Whatsapp

Especialista mostra impacto da atividade física no bem estar pessoal e na autoestima

Compartilhar

 

A prática regular de alguma atividade física e a inclusão de hábitos saudáveis na rotina são necessários. Contudo, mais do que compreender isso, o importante é colocar em prática. Diante de tudo que vivemos hoje – correria no trabalho, filhos, manter a casa em ordem, Covid, entre outros - não é tão simples assim. Por isso, receber orientações de profissionais capacitados é não só um diferencial, mas essencial para que os treinos sejam efetivos.

Mas você já pensou como a autoestima e autoimagem podem impactar na rotina de atividades físicas? A autoimagem é a forma como a pessoa se percebe, como ela consegue olhar para o espelho e o que ela vê, a descrição que ela faz de si mesma. A autoestima tem mais a ver com a crença que ela tem sobre aquilo que ela viu no espelho, é a forma como ela se percebe internamente, emocionalmente. "As atividades físicas são essenciais para a saúde física e também emocional. Saber disso é muito importante para o nosso bem estar. Além disso, cada pessoa tem a sua rotina e o seu organismo. Isso também é importante lembrar. Os treinos precisam ser individualizados, respeitando todos os fatores”, explica Danillo Santana, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

O público que busca atividades físicas vem mudando. Há tempos, era mais voltado ao músculo e à estética. Já hoje, quando a pessoa começa a praticar algum exercício, ela vê os benéficos que vai ter no dia a dia e isso muda totalmente a percepção sobre a prática da atividade. E com a pandemia, muita coisa mudou! O público que busca a estética ainda existe, mas com tudo o que vivemos nesses últimos anos, a busca pela saúde aumentou. “É sempre importante fazer uma avaliação, antes de qualquer coisa, para ver em que ponto está o aluno. Se ele quer praticar o exercício em busca de qualidade de vida e o que exatamente ele precisa”, acrescenta Danillo.

A nossa autoestima não se constrói da noite para o dia, melhorar ela não vai ser uma coisa instantânea. É um processo. Mesmo porque, a atividade física leva um tempo para provocar mudanças e acontecer. “A melhor solução é fazer aquilo que lhe agrada. Nem toda atividade física vai ser prazerosa para você, mas toda atividade física vai ser melhor do que ficar no sofá. O movimento traz vida e começar é o principal”, finaliza o especialista.

 

Mais de Município