Curta a nossa página
 
12/04/2022 às 00h59 Redação Você está aqui: Home / Concursos Imprimir postagem

Sedap realiza 3ª compra de alimentos pelo PAB nesta terça (12/4)

Nesta terça-feira (12/4), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), injetou na economia local cerca de R$ 130 mil, em razão da aquisição de aproximadamente 30 toneladas (t) de 36 tipos de produtos, direto da mão do produtor rural camaçariense. A compra foi viabilizada pelo Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),que tem como uma de suas finalidades, incentivar a agricultura familiar.

A compra ocorreu no Banco de Alimentos, situado à Avenida Tupinambás (antiga Radial C), s/n.º, Centro, a partir das 8h30. Contemplou agricultores de diversas localidades, entre elas Tiririca, Cancelas, Cordoaria, Cajazeiras, Rancho Alegre, Pau Brasil, Açu da Capivara, Lagoa Seca, Mucugê, Itapecirica e Baratas. A produção adquirida é destinada às organizações socioassistenciais da cidade.

Ana Guedes, coordenadora do PAB, explicou que com a compra desta terça-feira, uma média de 8 a 9 mil famílias serão beneficiadas indiretamente, com o repasse para as entidades. “Serão 48 produtores de 12 localidades, beneficiando 17 instituições. Nessa terceira compra temos a estimativa de adquirir 30 toneladas”, explicou. Na segunda aquisição foram em torno de 42 t, contemplando 60 produtores; e na primeira, aproximadamente 10 t, beneficiando 22 agricultores. O planejamento da pasta é, a partir de maio, adquirir semanalmente 48 t de alimentos.

O agricultor João Santana de Jesus participou da iniciativa pela primeira vez, e levou cerca de 400 kg em laranja, mamão, coentro, banana da terra e da prata, dentre outros itens. “É bom que continue, pois aí ajuda a gente, ajuda o município, porque o dinheiro entra mais fácil, mais ligeiro. Pra vender na feira dá mais trabalho, e aqui o negócio é seguro”, concluiu.


A agricultora Ana Patrícia Passos, que levou para vender produtos como limão rosa, aipim e abacate, só teve a parabenizar a Sedap pela efetivação do PAB. “Acho fundamental tá dando o apoio que a gente estava precisando, tanto que a Secretaria de Agricultura e Pesca tá de parabéns com os agricultores, Eu não tenho do que reclamar em questão de semente, adubo, o acolhimento com o agricultor, o respeito. Isso é fundamental”, reconheceu.

Ao longo da execução do PAB, cerca de 510 famílias vão ser assistidas por meio de organizações socioassistenciais como a Associação Centro Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (Ceza), Instituto Comvida, Associação Estiva Buris de Abrantes (Aceba), Recanto das Árvores, Centro de Convivência do Idoso e da Família, além de órgãos da gestão, a exemplo do Banco de Alimentos, do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop, dentre outros. O recurso total é de R$1,04 milhão, a ser executado no período de 12 meses, iniciado em março de 2022.


 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.