RSS
  Whatsapp

Em turnê, musical Bichos Dançantes faz apresentação única dia 30 de abril em Salvador 

A montagem é uma produção da Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, e traz as vozes de artistas  renomados como Reynaldo Gianecchini. Tânia Alves, José Loreto e Mateus Solano, entre outros 

Compartilhar

 

“Bichos Dançantes”, novo espetáculo infantil da Focus Cia. de Dança (RJ), ganha apresentação  única no Teatro Jorge Amado - Salvador, por meio do patrocínio da Petrobras através da Lei  Federal de Incentivo à Cultura, no dia 30 de abril às 17h. O trabalho, que estreou em setembro  no Rio de Janeiro, é o primeiro espetáculo infantil da Cia. Com direção, texto, concepção e  coreografia de Alex Neoral, a obra conta com vozes de grandes artistas, como Reynaldo Gianecchini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano, entre outros.

Sobre o espetáculo

A criação de um espetáculo direcionado ao público infantil era desejo antigo de Alex  Neoral, diretor artístico e coreógrafo da Focus Cia de Dança. E assim, através da  Chamada Petrobras Cultural de Artes Cênicas para Crianças, como mais um desafio  cumprido com excelência pela companhia, nasceu “Bichos Dançantes”, com o intuito  de reforçar o comprometimento com a comunicação e um maior acesso de todos à arte. 


Este trabalho é um convite ao entretenimento para crianças de todas as idades, de 0 a  100 anos, e é também uma oportunidade de compartilharem um momento lúdico e de  aprendizado através da arte e da dança.


O espetáculo é uma aventura onde oito bichos se deparam com um desejo em comum  e recebem um desafio de Elisa, uma jabuti que completa 100 anos e quer fazer dessa  data tão especial algo inusitado. A partir disso, os 14 personagens desenham uma jornada cheia de mensagens e pensamentos que serão absorvidas tanto por crianças  quanto por adultos. O texto é de autoria do próprio Neoral e virou livro pela editora  Cobogó, à disposição para compra no dia da apresentação no Teatro Jorge Amado. 


As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por grandes artistas brasileiros.  São eles: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o  coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o  macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a  água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair,  a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a  inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento,  o poderoso vento). 


Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos  da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens, formado por Carolina de Sá,  Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor  Hamamoto e Wesley Tavares. 


As músicas são compostas pela dupla TUIM, Felipe Habib e Paula Raia, com letras e  arranjos todos originais, criados especialmente para o projeto. As canções e a trilha  incidental complementam a narrativa, que mistura humor, alegria, questionamentos e  muita diversão. 


Sobre os figurinos e visagismo, Alex Neoral explica: “Buscamos nos figurinos e no  visagismo algo que siga a linha das obras da Cia, mesmo entrando nesse universo  infantil. Não queria algo óbvio e caricato. A busca foi algo mesmo que direto e  identificável, ter uma leitura contemporânea e sofisticada. Conseguimos! Através do  olhar da figurinista Úrsula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos  conseguem ler os animais no palco, porém sem ser primário na concepção e sim  abusando da criatividade e da beleza visual. Surpreendente!”.


“Bichos Dançantes” é uma oportunidade para reavivar nossas crianças interiores e  constatar que o desafio de Elisa – que na verdade todos nós procuramos – está mais  perto do que imaginamos. “Ao dançar e cantar, os bichos nos despertam para a felicidade no tempo presente, que ela não está somente no futuro, à frente, e sim do  nosso lado, no aqui e agora”, comenta Neoral. 


A companhia

Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou  através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100  cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa  Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2021  lançou, além de “BICHOS DANÇANTES”, o novo espetáculo “VINTE”, uma homenagem a  Clarice Lispector e em comemoração aos 21 anos da companhia. Em 2020, durante a  pandemia, lançou “CORAÇÕES EM ESPERA”, criação do grupo, que foi exibida ao vivo,  através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação,  ficando em cartaz por 17 semanas. 

Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança,  com a coreografia Keta, do espetáculo “STILL REICH”, e teve seu elenco indicado ao  prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a  indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailarina Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se  apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016  recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior  condecoração da cultura brasileira.


Com o espetáculo “As canções que você dançou pra mim”, que já ultrapassou a marca  de 300 apresentações e esse ano completa 10 anos, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida,  através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio  durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria  de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a  capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos  movimentos precisos de seus bailarinos. 


Equipe 

Direção Artística, concepção, coreografia e texto: Alex Neoral 

Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias 

Dançado e criado por: Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley  Tavares 

Coordenação de Projeto: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais

Produção Executiva: Giselli Ribeiro 

Produção Local: Luiz Antônio Sena Jr. 

Assistente de Direção e Ensaiado: Luisa Vilar 

Direção dos atores: Alex Neoral e Felipe Habib 

Trilha original: Tuim | Felipe Habib e Paula Raia 

Iluminação: Renato Machado 

Figurinos: Ursula Felix 

Cenário: Natália Lana 

Visagismo: Daniel Reggio 

Adereços: Orlando Sergio

Efeitos Especiais: Fernando Soares 

Programação Visual: Barbara Lana 

Ilustração: Eléonore Guisnet 

Fotos: Dantas Jr., Manu Tasca, Sabrina da Paz 

Atores | vozes em off:  

Lucinha Lins, Reynaldo Gianecchini, Mateus Solano, Tânia Alves, José Loreto, Bianca  Byington, Vilma Melo, Juliana Alves, Evelyn Castro, Fernanda Abreu, Gabriel Leone,  Jefferson Schroeder, Pedro Lima, Felipe Habib e Paula Raia 

Serviço 

BICHOS DANÇANTES | Focus Cia de Dança 

Data: 30 de abril | sábado  

Horário: 17 horas 

Local: Teatro Jorge Amado - Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba 

Duração: 70 minutos 

Classificação: Livre 

Ingressos: www.sympla.com.br | 40,00 inteira / 20,00 meia 

Desconto de 50% na compra de até dois ingressos para os colaboradores da Petrobras (mediante apresentação do crachá)  

Mais de Entretenimento