RSS
  Whatsapp

Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus é inaugurado

Compartilhar

  Foto: Tiago Pacheco

A partir desta sexta-feira (01/05), o enfrentamento à Covid-19 em Camaçari ganhou um reforço de peso, pois foi inaugurado o Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus (CICC). Equipado com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI),  seis de semi-UTI e cinco  de recuperação. O CICC é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 11,5 milhões para implantação e gestão do equipamento, localizado na antiga Clirca, situado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro.

Inaugurado pelo prefeito Elinaldo, sem a presença da população, em virtude das medidas de isolamento e distanciamento social, o CICC  é composto por uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, equipe de higienização e administração. A implantação e gestão do novo equipamento de saúde é feita pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH).

Comprometido no combate à Covid-19 desde o primeiro momento, o prefeito Elinaldo já anunciou que no mês de maio entregará também o Centro de Enfrentamento ao Coronavírus, no antigo Hospital da Mulher. "Lá serão inicialmente 20 leitos,  podendo ampliar para 60. Com esses equipamentos estamos montando todo um sistema de saúde no combate a esta pandemia em nosso município".

O secretário da Saúde, Luiz Duplat, garantiu ao prefeito que a Secretaria da Saúde (Sesau) continuará fazendo todos os esforço necessários para garantir o atendimento da população. "Nossa equipe está a postos e assim continuará. De domingo a domingo, 24h por dia, vigilantes nesse enfrentamento".

Conforme explica o secretário da saúde, o acesso dos pacientes ao CICC será feito através da Regulação Municipal de Leitos. "Essa unidade é de portas fechadas. Não é uma unidade para sintomáticos. Não é uma unidade de porta aberta. Aqui é um local exclusivo para pacientes encaminhados para internamento. Importante explicar isso, para que a população não venha para cá em busca de atendimento em virtude de algum sintoma suspeito. Nesse caso, devem ir para as unidades de sintomáticos e nossas UPAs e PAs".

Também participaram da inauguração a primeira-dama do município, Ivana Paula, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Curvelo (DEM) e o vereador Elias Natan (PSDB).

Mais de Entre Rios