RSS
  Whatsapp

Bandas marciais e fanfarras animam desfiles cívicos de 7 de Setembro  em Camaçari

Compartilhar

 Foto: Josué Silva

Tradicional nos desfiles cívicos, as bandas marciais e fanfarras levaram muita animação ao público que foi conferir os eventos em celebração à Independência do Brasil nesta quinta-feira (7/9). Ao todo, oito grupos se apresentam nos festejos, que acontecem no bairro Gleba E e na localidade de Parafuso.
 
A Fanfarra Municipal Popular de Abrantes (FAMPA) foi a primeira a entrar na Rua das Flores. Entre os 150 integrantes do conjunto, estava Ayla Souza, que toca o instrumento musical de percussão prato. “Faço parte da fanfarra há, mais ou menos, 5 anos e adoro desfilar. Estava ansiosa para, mais uma vez, entrar na avenida”, disse.
 
Breno da Conceição também é instrumentista da FAMPA, tocando o instrumento de sopro sousafone há 9 anos. “É sempre uma emoção desfilar. Cada vez, um momento novo. Fico feliz também de poder, ao longo deste tempo, passar um pouco do conhecimento para os novatos”, afirmou.
 
Estreante em desfiles cívicos, fundada em março de 2023, a Banda Marcial do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC) conta com 50 integrantes. O grupo levou ao desfile Naiane Santos, que toca trombonito. Ela falou sobre a experiência em aprender a tocar um instrumento musical de sopro. “Tinha vontade e, através da banda, tive essa oportunidade e venho me desenvolvendo. A sensação é gratificante”, destacou.
 
Quem também se apresentou durante o desfile foi a Banda Marcial Estudantil de Camaçari (FANESC), mostrando um repertório com canções de diferentes estilos. A tocadora de prato Purim Coelho contou que a ideia é animar todos os públicos. “Trazemos músicas variadas para os espectadores. A sensação em participar de mais um desfile é maravilhosa”, disse a pratista, que há seis anos integra a banda.
 
A resposta do público foi positiva. Naiane dos Santos é moradora de Lauro de Freitas e conta que todos os anos vem para a casa de familiares, que são da Gleba E, para poder acompanhar os desfiles. Ela, que estava acompanhada do filho Leandro dos Santos, de 1 ano e 5 meses, destacou que gosta de ver as bandas passarem na avenida. “Eu amo! Acho superdivertido”, afirmou.
 
Além da FAMPA, BAMCEMC E FANESC, se apresentaram durante o desfile cívico na sede do município, as bandas marciais de Camaçari (BAMUCA) e Joana Angélica (BAMAJA). Em Parafuso, a programação prevê apresentações das fanfarras Estudantil de Parafuso (FANESP) e Popular de Parafuso (FANPOP), e da Banda Marcial de Vila de Abrantes (FANESVA).
 
As fanfarras e bandas marciais recebem subsídio da Prefeitura de Camaçari, através do edital Evandro Amaro, que está na segunda edição e também é destinado a filarmônicas e orquestras. O certame, promovido por meio da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc), destina R$ 100 mil para cada grupo, atendendo 10 instituições, totalizando R$ 1 milhão investido.

 

Mais de Camaçari