RSS
  Whatsapp

Procon e OAB realizam a 'Operação Black Friday' em Lauro de Freitas

Compartilhar

 

Equipes de fiscalização do Procon Lauro de Freitas, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados da Bahia - Lauro de Freitas, realizam, nesta sexta-feira (24), a tradicional ‘Operação Black Friday’. O objetivo é inspecionar, além dos preços, promoções e tudo o que compõem a operação. Além disso, uma série de obrigações legais dos fornecedores foram verificadas. Um mês antes, foi feito um levantamento na precificação em determinadas lojas para que o valor fosse comparado no dia da ação. Ao todo, 30 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais do órgão. 

O fiscal do Procon, Rogério Lino, explicou como funciona a "Operação Black Friday". "Estamos verificando se o preço real está sendo aplicado, se há descontos de fato, sendo que fizemos coletas na precificação no mês passado. Além de avaliar se o desconto está sendo aplicado, também fiscalizamos se o produto com determinado preço é vantagem para o consumidor", disse Lino.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, a advogada Luana Pacheco falou sobre a ação. "Temos essa atuação conjunta com o Procon e a OAB tem um papel mais informativo. A nossa abordagem é verificar se os direitos estão sendo cumpridos, descontos oferecidos, se o consumidor está recebendo o produto dentro do prazo, se não veio com defeito e se não houve uma simulação de desconto. Essa ação é a segunda maior data de compras no comércio depois do Natal. É importante assegurar que o consumidor realmente tenha a economia tão esperada nesse período", contou Luana.

Moradora de Itapuã, Carla Santos, de 46 anos, veio até Lauro de Freitas para garimpar promoção. Segundo ela, os valores não estão condizentes com a "Black Friday". "Fiz algumas pesquisas antes da data e estou achando os preços um pouco maiores que anteriormente. Mas, essa ação é importante por isso também. Tem que averiguar. Vim comprar um fogão que estaria com um valor, mas fui informada que não tem mais o produto. Ainda mais nesse período, né? É importante que seja fiscalizado", ressaltou. 

A lojista Marcela Santos, de 37 anos, avaliou a ação em conjunto e espera bater a meta no final do dia devido ao aumento das vendas por causa da "Black Friday". "Essa ação é necessária. Só assim é possível assegurar que o cliente está fazendo uma compra segura e confiável. O shopping está aberto desde cedo, o movimento tá bom e espero conseguir bater a meta. Que os consumidores aproveitem as promoções aqui na black", frisou.

Em casos de denúncias de infrações que estejam sendo cometidas por estabelecimentos comerciais o consumidor pode acionar o PROCON municipal por meio do e-mail: denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br. De acordo com o órgão, estabelecimentos autuados com infração respondem a processo administrativo, estando assegurados os direitos ao contraditório e à ampla defesa.

Secom

Mais de Lauro de Freitas