RSS
  Whatsapp

Dengue no Verão: alerta para cuidados intensificados e incentivo à vacinação

Aumento da temperatura reforça necessidade de medidas preventivas e adesão à vacina contra a dengue

Compartilhar

  Dr. Carlisson Oliveira

O período do verão traz consigo não apenas dias ensolarados, mas também um alerta vermelho para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Para conter a disseminação da doença, especialistas enfatizam a importância de redobrar os cuidados preventivos e, sobretudo, incentivar a vacinação como uma arma eficaz no combate à dengue.

Segundo informações da Secretaria do Estado da Bahia (SESAB), no primeiro semestre de 2023, o Estado registrou 31.864 casos prováveis de dengue, um incremento de 8,6% em relação ao ano anterior. Para 2024, o Ministério da Saúde estima que o número de casos de dengue no Brasil possa chegar a 5 milhões. Em especial devido à combinação de calor e chuva intensos, condições que tornam propícia a reprodução do Aedes aegypti, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no país.

Entre as medidas preventivas simples, mas eficazes, que a população pode adotar estão o descarte correto de recipientes que podem acumular água parada, como garrafas, pneus e vasos, manter a devida limpeza e tratamento adequado de piscinas e utilizar frequentemente repelentes e/ou mosquiteiros.

Para além disso, o imunologista do Instituto Bahiano de Imunoterapia, Dr. Carlison Oliveira, reforça que a vacina contra a dengue surge como uma ferramenta eficaz na redução dos casos graves da doença e ressalta que a vacinação não apenas protege o indivíduo, mas também contribui para a formação de uma barreira imunológica na comunidade.

"A vacina é segura e eficaz, desempenhando um papel crucial na prevenção da dengue. É fundamental que a população esteja ciente dos benefícios e busque a imunização, especialmente em áreas de maior incidência da doença."

O verão, embora seja um período de alegria e descontração, exige uma atenção redobrada em relação à dengue. “Ao adotar cuidados preventivos e buscar a vacinação, cada cidadão contribui de maneira mais eficaz contra a propagação da doença. Esteja consciente, proteja-se e ajude a construir um verão mais saudável para todos”, conclui o especialista.

Tainara Carvalho

Mais de Saúde