RSS
  Whatsapp

Procedimentos oftalmológicos lideram atendimentos no primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto, em Porto Seguro

Compartilhar

 

O primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto, realizada em Porto Seguro, no extremo sul baiano, nesta sexta-feira (22), superou todas as expectativas e registrou cerca de quatro mil atendimentos de saúde e cidadania na estrutura montada no Complexo Frei Calixto, próximo à Praça do Trabalhador.

A ação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia. Os serviços estarão disponíveis até sábado (23), das 7h às 17h.

Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana acompanhou o primeiro dia de atendimentos acompanhada da superintendente de Políticas para os Povos Indígenas do Estado da Bahia, Patrícia Pataxó, e destacou a importância do serviço para reforçar a atenção primária na região.

“Através da Feira Saúde Mais Perto, o Governo do Estado chega junto ao município e oferece esse fortalecimento da atenção primária, garantindo o acesso a consultas e exames e reforçando a saúde de Porto Seguro e região. Nesse primeiro dia, tivemos o prazer de realizar mais de quatro mil atendimentos, com grande procura para as consultas e procedimentos oftalmológicos. Amanhã, seguimos com os atendimentos, levando saúde para quem mais precisa”, afirmou Santana.

Moradora de Porto Seguro, a estudante Karoline Vicente, de 37 anos, procurou a Feira Saúde Mais Perto para realizar uma consulta com o oftalmologista – especialidade médica mais procurada nesse primeiro dia de ação.

“Vim para a consulta com o oftalmo, mas também consegui fazer o exame de sangue e a ultrassom da tireoide que eu precisava. Amanhã, volto para a consulta com o dentista. Amei a estrutura da Feira, tudo muito organizado e rápido”, comemorou.

Na estrutura instalada no local, estão sendo realizadas consultas e procedimentos oftalmológicos como cirurgia de catarata, exame de refração e limpeza da lente para quem já fez cirurgia de catarata, além de atendimento odontológico, preventivo ginecológico, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, mamografia e exames laboratoriais.

Coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes destacou que o primeiro dia da ação superou todas as expectativas. “Conseguimos atender a todos que nos procuraram e cumprimos nosso objetivo, que é cuidar das pessoas. Seguimos com os atendimentos até o sábado, sempre até às 17h, ofertando uma média de mais de quatro mil atendimentos por dia”, ressaltou.

No local, também funciona um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que oferece os serviços de emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF.

Pela primeira vez em uma edição da Feira Saúde Mais Perto, as irmãs Odete e Nair Lima aprovaram o atendimento oferecido. Em pouco mais de duas horas, as porto-segurenses realizaram o atendimento oftalmológico completo. “Íamos pagar pelo exame em uma clínica particular, mas ficamos sabendo da Feira, decidimos vir e amamos o serviço. Estamos muito satisfeitas, o Governo da Bahia está de parabéns”, celebrou Nair.

Manhã sem filas

O coordenador da ação destacou que, por volta das 8h, todos os pacientes já estavam aguardando atendimento na área interna da feira, sem filas. “Nós sempre iniciamos os atendimentos antes do previsto, a partir das 7h da manhã, e todos são atendidos. Não tem necessidade da pessoa dormir na fila. Nesse primeiro dia, por exemplo, quem chegou por volta de 8h não encontrou nenhuma fila e realizou seu atendimento com todo o conforto”, alerta Edvaldo Gomes.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.


 
 

Sesab

Mais de Outras