RSS
  Whatsapp

Prefeito de Camaçari empossa os sete novos titulares do Executivo Municipal

Compartilhar

 Foto: Josué Silva

O prefeito Elinaldo Araújo empossou os sete novos titulares das pastas municipais nesta segunda-feira (8/4). A mudança na gestão dos cargos do primeiro escalão do Executivo Municipal cumpre as determinações da legislação eleitoral, no que se refere ao afastamento dos, então secretários, que pretendem concorrer a uma vaga nas próximas eleições locais.
 
Ao desejar boas-vindas aos novos membros do secretariado e agradecer aos que se afastaram dos respectivos cargos, o chefe do Executivo destacou que, “ainda temos um pouco mais que oito meses de mandato pela frente e, neste período, vamos continuar trabalhando muito e com bastante vontade pelo bem da nossa cidade, como fizemos nos sete anos e quase quatro meses que se passaram. Estarei perto de vocês para, juntos, darmos o nosso melhor”, completou.
 
Desta forma, a partir de agora, a Secretaria da Mulher (Semu) será comandada por Elizene Alves de Brito Passos, conhecida como Zene Brito. Servidora efetiva do município desde 1995, ultimamente, atuou como coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, equipamento vinculado à pasta. Moradora do bairro Ponto Certo, ela é graduada em Serviço Social.
 
Ao comentar sobre a importância da missão que recebe, Zene Brito destacou que, "pretendo dar continuidade ao trabalho que me foi confiado, com toda dedicação e empenho. Entendo que esta é uma missão desafiadora, porém, assumo com muita expectativa no propósito de vencer junto com a gestão. Para mim, é uma honra estar aqui, e eu agradeço pela oportunidade”, concluiu.
 
A gestão da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), fica sob a responsabilidade do secretário mais jovem do município, Diego Neves dos Santos, 33 anos, que deixa o posto de diretor administrativo da pasta, onde atua desde 2017. Nascido em Barra do Pojuca, localidade da costa, é formado em Direito pelo Centro Universitário UniFamec, e faz pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil.
 
À frente da secretaria, o novo titular pretende focar na continuidade dos trabalhos. “Com gratidão a Deus, acima de tudo, ao prefeito Elinaldo, pela confiança e credibilidade a mim confiadas, e ao ex-secretário Antonio Falcão, que conduziu a pasta com maestria, nosso objetivo é potencializar as atividades que melhoram diretamente a vida dos feirantes, agricultores, pescadores e marisqueiras do município”, declarou.
 
Também sob nova direção está a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Quem assume a pasta é Sineide Moura Araújo Lopes, moradora do bairro Parque Satélite e da localidade de Itacimirim, onde também tem residência fixa. Com vasto currículo, ela tem experiência nas áreas de psicanálise e terapia familiar, mas também é educadora e especialista em gestão de economia solidária.
 
Ao expressar gratidão pelo convite para ser a nova titular da Serin, Sineide pontuou que, “esse é um momento de construir pontes de diálogo com as secretarias e as demandas de nossa cidade, aproximando as pautas de nosso povo com o governo. Percebo que tenho que honrar esse lugar com trabalho, fidelidade e dedicação. Sendo assim, reafirmo meu empenho e compromisso com a gestão e com o povo de Camaçari”.
 
Para administrar a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), o prefeito Elinaldo nomeou Alfredo Braga de Castro, conhecido como coronel Castro, que já esteve à frente do comando-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), entre os anos de 2011 e 2014; e ainda atuou como comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM) Dom Pedro I de Camaçari, entre os anos de 2000 e 2009. No município, na Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), assumiu o posto de diretor-superintendente de janeiro de 2019 a março de 2023.
 
“Esse é mais um desafio que assumo com muita honra e alegria. Me dedicarei ao máximo para manter as ações que visam fortalecer o esporte, o lazer e a juventude em toda Camaçari. Trabalhar nessa área é cuidar, sobretudo, da saúde das pessoas, e os obstáculos, que aparecerem, serão transformados em desafios e superados dia após dia. Agradeço ao prefeito por mais um voto de confiança, o qual honrarei com muito trabalho”, comentou o novo secretário da Sejuv.
 
Conforme anunciado anteriormente, Lúcia Maria da Costa Bichara volta ao comando da Secretaria do Turismo (Setur), onde atuou como titular durante oito meses em 2020, e como subsecretária ao longo de quatro anos. Com ampla experiência em planejamento estratégico, ela é graduada em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA); e mestre em Marketing e Gestão Empresarial, pela Universidade Internacional de Lisboa.
 
Após assinatura do Termo de Posse, Lúcia afirmou que, “é uma honra muito grande ser secretária desta pasta. Seguiremos lutando para manter Camaçari na rota dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil”. Ao fazer um panorama sobre a situação da atividade turística na cidade, pontuou que, “Hoje, Camaçari tem um setor forte para o desenvolvimento econômico da cidade, que é o turismo, que é fruto de muito trabalho e sensibilidade do prefeito Elinaldo, que enxergou o nosso tesouro, os 42 quilômetros de praia”, finalizou.
 
Outro nome, que também já foi apresentado pelo chefe do Executivo, é Ilay Nogueira Ellery Viana, nova titular da Ouvidoria-Geral do Município, que deixa a função de subsecretária de Governo, onde atuou ao longo dos últimos quatro anos. De volta à ouvidoria, tendo em vista que foi gestora do órgão por mais de um ano, entre 2019 e 2020, de acordo com ela, as expectativas de trabalho são as melhores.
 
“Recebo esse convite com muita satisfação, entendendo que é fruto do reconhecimento do trabalho bem estruturado que desenvolvemos quando estive à frente do órgão. Esse é um lugar de extrema confiança e eu trato com carinho. Agora é torcer para que a gente continue falando uma linguagem só, para o bem do nosso povo, que apresenta sugestões, demandas e agradecimentos”, pontuou a nova ouvidora-geral, que também já atuou como titular da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
 
Mais uma vez, a Secretaria da Saúde (Sesau) fica sob a gestão do médico obstetra Luiz Evandro Vargas Duplat, formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que vive no município desde 1989, quando começou a trabalhar no Hospital Geral de Camaçari (HGC). Com vasta experiência na saúde pública, Dr. Duplat, como é conhecido, atuou em várias unidades do município e se especializou em áreas, como Saúde da Família, Administração Hospitalar, e Direito Médico Hospitalar. Ele, que atuava como subsecretário da pasta, volta ao posto de titular, como aconteceu em 2020.
 
Ao comentar sobre a importância de ser secretário da Saúde de uma cidade com mais de 300 mil habitantes, e do quarto município mais populoso da Bahia, afirmou que, “são mais de sete anos reconstruindo os serviços no nosso município, tirando a saúde do caos em que se encontrava. Com muito trabalho, reestruturamos o serviço. Aproveito o momento para agradecer ao prefeito Elinaldo mais uma vez pela confiança, a qual irei corresponder dando continuidade aos trabalhos, que tornaram Camaçari um município de referência no estado.
 
A cerimônia de posse dos novos secretários municipais, que aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), também contou com a presença do vice-prefeito José Tude; do presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Matos; da primeira-dama do município, Ivana Paula; além de demais parlamentares, secretários e subsecretários.
 

Agência Camaçari

Mais de Camaçari