RSS
  Whatsapp

Com 78% de obras concluídas, Hospital Metropolitano será inaugurado em dezembro

Compartilhar

 

Ao lado do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, visitou na manhã desta quarta-feira (26) as obras do Hospital Metropolitano que está sendo construído no bairro do Capelão.  As obras estão em ritmo acelerado, 78% já foram concluídas e a previsão do Estado é que em dezembro o equipamento de saúde seja entregue à população de Lauro de Freitas e Região Metropolitana.

Atento a cada detalhe, Vilas-Boas explicou que a estrutura do Hospital Metropolitano vai permitir desafogar as emergências de Salvador e Camaçari, além de reduzir pela metade a fila da Regulação. “O Hospital Metropolitano será o principal equipamento de saúde da Região Metropolitana, atendendo a todos os casos da rede de urgência e emergência do litoral norte e das cidades que compõem a RMS”.

Com investimento de R$ 180 milhões o equipamento vai dispor de 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI), espaços para atendimento, emergência, diagnóstico por imagem e centro cirúrgico. A unidade também será referência na Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), com tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa.

A prefeita Moema Gramacho mais uma vez agradeceu ao governador Rui Costa e ao secretário de Saúde por terem escolhido Lauro e Freitas para instalar o Hospital Metropolitano. “Um equipamento grande e de qualidade. Fico honrada em ser em nosso município, que tem um caráter metropolitano, mas que vai atender toda a Bahia por conta da sua magnitude”.

Palavra de Mulher

Após a visita, o secretário Fábio Vilas-Boas confirmou a inauguração da unidade para dezembro, ao participar como convidado do Programa Palavra de Mulher, transmitido pelas redes sociais da prefeita Moema Gramacho. “O Hospital estará concluído e equipado em novembro e será entregue em dezembro. É um dos maiores hospitais da Bahia e do Brasil”, destacou. O secretário explicou como vai funcionar e abordou outras ações do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas.

 

Novas vias – Para facilitar o acesso ao Hospital Metropolitano, o Governo do Estado está realizando a pavimentação asfáltica de 2,6 quilômetros da Rua Djanira Maria Bastos, no Quingoma, e construindo uma nova via de acesso além da Via Metropolitana que foi entregue a população da RMS há um ano e que também dá acesso ao hospital.

Maternidade – Com a inauguração do equipamento Lauro de Freitas ganhará uma maternidade. O Hospital Estadual Menandro de Faria será requalificado e passará a prestar um atendimento materno-infantil. Será maternidade para parto de alto risco e hospital pediátrico.

Policlínica Regional de Saúde – Localizado em Simões Filho, o equipamento que vai atender moradores de Lauro de Freitas e de mais quatro municípios da RMS, será inaugurado em setembro. Será mais uma opção de atendimento para os munícipes em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

O Programa Palavra de Mulher acontece toda quarta-feira às 12h30 com transmissão pelo Facebook e Instagram da prefeita.

Jornalista Mariana Cedrim

Mais de Saúde